Secretaria de Saúde de Timon realiza atividades do Outubro Rosa

0
As atividades vão acontecer no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher – CAISM

Mulher sendo atendida dentro da programação do Outubro Rosa
Nesta terça-feira (14) será comemorado o dia D de combate ao câncer de mana, dentro da programação do Outubro Rosa. As atividades vão acontecer no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher - CAISM. Durante todo o dia serão realizados de forma mais intensa exames citológicos e mamografias. As atividades do Outubro Rosa tiveram início no último dia 8/10, com uma palestra do ginecologista Marizon Armstrong, no Centro de Solidariedade e Apoio as Pessoas com Câncer - Casa de Palha.

A abertura oficial do Outubro Rosa será realizada quinta-feira (16) na Fundação Cidadania às 18 horas. “A saúde da mulher precisa de atenção especial. O Outubro Rosa é uma maneira para motivar os exames e consultas. O CAISM é uma importante referência na saúde de Timon. A nossa expectativa é que as mulheres da nossa cidade aproveitem para se informar e consultar”, comentou o Secretário Municipal de Saúde.

Durante todo este mês, a Prefeitura de Timon por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá ações que vão desde a conscientização e esclarecimentos à intensificação dos exames de citologia e mamografia. “Precisamos estimular mais as mulheres a fazerem a mamografia. O câncer de mama e colo do útero pode ser facilmente combatido se descobertos no início. Muitas mulheres de Timon têm recorrido à Teresina para fazerem o exame e isso não deve acontecer já que temos na nossa cidade um centro de atenção à saúde da mulher disponível diariamente com consultas e exames”, explica Mazé da Saúde, Diretora do CAISM.

No CAISM funcionam as seguintes especialidades: ginecologia, citopatologia, mastologia, psicologia, nutrição, serviço social e enfermagem, além de exames e procedimentos como: citologia, mamografia, colposcopia, biopsia, ultrassonografia, cauterização, exérese de pólipo e exame de Papanicolaou. O atendimento e serviços prestados são todos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta mensal do município para realização de citologias e mamografias é em média 2300 citologias e 600 mamografias.

O CAISM é situado na Avenida Teresina, Nº 210 Bairro Parque Piauí I, em Timon-Ma, de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h e no sábado de 7h às 12h. Fonte: CGCOM/Timon/MA


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!