Prefeitura de Timon realiza concurso público na área da saúde neste domingo (19)

0
São mais de 9 mil candidatos inscritos para o concurso

Imagem ilustrativa para o concurso na área de saúde

A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) realizará, neste domingo (19) o concurso público na área da saúde para o preenchimento de 172 vagas. O certame acontecerá para cargos efetivos do quadro permanente de servidores da SEMS. As vagas foram distribuídas em 32 categorias. Dentre elas: psicólogos, enfermeiros, ginecologistas, neurologistas, dentre outros.

Os cartões de inscrição com endereço do local e horário da prova já estão disponíveis no site da Universidade Federal do Piauí (UFPI), instituição contratada pela a Prefeitura de Timon para a realização do concurso. Para acessar as informações do cartão de inscrição no site da universidade, o candidato precisa da data de nascimento e número do CPF. De acordo com a UFPI, 9 mil candidatos foram inscritos.

A Coordenadoria Permanente de Seleção da UFPI – COPESE, informa que a partir das oito horas da manhã as provas serão distribuídas, o candidato terá até o meio dia para concluir as questões. O mesmo deve estar no local com pelo menos uma hora de antecedência para conseguir localizar previamente onde fará a prova, e ainda estar em mãos com os documentos de identidade e cartão de inscrição.

“Esse é mais um compromisso que o prefeito Luciano Leitoa está cumprindo. O primeiro concurso foi para educação e agora para a saúde. Ambos de grande importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Agora Timon contará com mais profissionais qualificados. Sem dúvida, um grande avanço. Nossa cidade está seguindo uma tendência nacional que é a realização de concurso público, dando oportunidade a muitas pessoas de entrarem no mercado de trabalho com estabilidade profissional”, comemora o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá.


Prefeitura Municipal realiza dia D do Outubro Rosa em Timon

O CAISM está atendendo durante todo o mês de outubro em período integral, para realização de exames de mamografias e citologias.


Secretaria de Saúde de Timon intensifica atendimento às mulheres de Timon

Nesta terça-feira (14) está sendo realizado o dia D do Outubro Rosa, evento anual que incentiva mulheres a fazerem o exame de mamografia. Em Timon, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM está atendendo durante todo o mês de outubro em período integral, principalmente para realização de exames de mamografias e citologias.

As mulheres com idade a partir de 50 anos podem fazer a mamografia sem requisição médica. As que ainda não atingiram a idade citada só poderão fazer com encaminhamento médico. Os médicos da Policlínica ou das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são responsáveis em solicitarem os exames para as pacientes.

A dona de casa Maria do Socorro de 42 anos estava à espera da mamografia por indicação médica. “Senti dois pequenos caroços no seio e resolvi fazer logo. Já é a segunda vez que faço o exame, porque ano passado identifiquei um caroço no autoexame, mas não era nada sério. Sempre que percebo qualquer alteração peço ao médico para fazer a mamografia”, esclareceu.

A Diretora Administrativa, Mazé da Saúde, falou sobre a importância do evento para as pacientes. “Não poderíamos deixar de realizar essas ações. Para termos mais sucesso precisamos da colaboração de todas as mulheres aqui presentes na divulgação, orientamos as mulheres que já fizeram o exame, que chamem as vizinhas, traga a mãe ou avó para fazer o exame. A prefeitura não está de braços cruzados, estamos sempre trabalhando para melhorar a vida, atender e escutar nossa população” declarou.

Mulheres jovens, com menos de 30 anos de idade, devem fazer a ultrassonografia mamária. Geralmente solicitado após o exame clínico, caso o médico detecte alguma alteração. Segundo a enfermeira Ana Rebeca o câncer de mama e de útero está entre as principais causas de morte entre mulheres. “O câncer de mama pode ser rastreado no início. O histórico familiar, por exemplo, pode ajudar. A mulher precisa estar atenta, sempre que sentir qualquer alteração procurar o médico. Mulheres a partir de 50 anos devem fazer a mamografia pelo menos a cada dois anos”, explicou.

A enfermeira enfatizou ainda que o câncer de colo de útero é totalmente previsível. Somente mulheres que têm ou tiveram vida sexual ativa é que têm possibilidade de desenvolver a enfermidade. 90 % dos casos de câncer de colo são causados pela a doença sexualmente transmissível conhecida como HPV. O exame de citologia, popularmente conhecido como prevenção, é que auxilia na identificação de um possível problema.

Mulheres participam das atividades alusivas ao Outubro Rosa, em Timon

A programação de atividades processe durante todo o mês, nesta quinta-feira (16) às 18 horas será realizada a abertura oficial do Outubro Rosa, na Fundação Cidadania. Fonte: CGCOM/Timon/MA


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!