Grupos de trabalho divulgarão diagnósticos para o crescimento sustentável de Teresina

0

Avenida Antonino Freire, no centro de Teresina. (Foto: Thiago Amaral)
Especialistas em arquitetura, urbanismo e sustentabilidade de todo o país e de outras partes do mundo estiveram reunidos em Teresina, no decorrer deste ano, para diagnosticar problemas no crescimento desordenado da cidade. De posse dessas análises, grupos de trabalho foram criados para apresentar soluções sustentáveis para o melhor desenvolvimento da mobilidade urbana da capital piauiense, em especial no Centro de Teresina, onde os problemas de trânsito são mais graves. Tais discussões serão foco do último workshop Teresina Sustentável 2014: ação Centro, no dia 27 de novembro, no Metropolitan Hotel, a partir das 8h30.

De acordo com Nícia Formiga, professora da UFPI e membro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), as propostas dos grupos de trabalho serão divulgadas durante o evento, sendo eles: Mobilidade Urbana, Moradia no Centro, Corredor Cultural e Economia Criativa. A metodologia de trabalho consistiu numa pesquisa de campo, em conjunto com a observação não participante, além de levantamento fotográfico de ruas, construções, entre outros espaços localizados no Centro da capital.

“Os quatro grupos estão trabalhando desde o mês de agosto. Num primeiro momento fizeram um diagnóstico, tendo como metodologia a análise SWOT, destacando os pontos fortes e fracos da região central de Teresina, assim como as ameaças e as oportunidades. De posse do diagnóstico, no segundo encontro foram feitas as primeiras propostas para potencializar o que temos de bom e tentar aproveitar as grandes oportunidades que o Centro oferece. Por outro lado, também buscamos minimizar as fraquezas e tentar bloquear as ameaças”, explica Nícia Formiga.  

O Teresina Sustentável é uma iniciativa do ICC - Instituto de Comunicação e Cultura, IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil - Piauí e CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo - PI. O evento é destinado para profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, bem como para a comunidade em geral. As inscrições estão abertas, são gratuitas e com vagas limitadas. Mais informações na página eletrônica do evento http://teresinasustentavel2011.blogspot.com.br/.   


























Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!