Secretaria de Saúde abastece as unidades de saúde com medicamentos essenciais em Timon

0

Com o propósito de garantir o acesso aos medicamentos essenciais e propiciar à população de Timon um tratamento qualificado e humanizado, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (29/03), por meio da equipe da Central de Medicamentos, à entrega de medicamentos essenciais às Unidades Básicas de Saúde da cidade, visando suprir o atendimento dispensado pelas 57 equipes lotadas na Estratégia Saúde da Família e melhorar a qualidade de vida do timonense.

De acordo com o diretor do Almoxarifado e Central de Medicamento de Timon, Franklin Lima, o abastecimento é conforme a demanda das unidades enviadas à Central. “Essa entrega é realizada mensalmente, onde a quantia destinada a cada posto atende às solicitações nos relatórios enviados pelos responsáveis de cada unidade. Fazemos a entrega sempre com a presença da coordenadora de Assistência Farmacêutica, que faz o acompanhamento e avaliação de utilização desses medicamentos em cada UBS, para que todas tenham a demanda necessária ao atendimento”, informou.

O secretário municipal de Márcio Sá destaca a importância da dispensação correta dos medicamentos. “Esses medicamentos dispostos nas UBS’s do município visam a promoção e recuperação da saúde de cada paciente e tem por objetivo ofertar à população medicamentos com garantia de qualidade comprovada e ainda sensibilizá-la quanto ao seu uso correto e racional”, disse.
Além das UBS’s a Farmácia Básica de Timon também foi abastecida. Nela, o usuário pode contar com um farmacêutico que faz a dispensação dos remédios e as orientações devidas. Entre os medicamentos que foram entregues nesta manhã estão remédios prescritos aos pacientes de hiperdia (entre os quais estão os hipertensivos e diabéticos), antibióticos, antialérgicos, antifúngicos, vitaminas, entre outros.

TIMON: Iniciadas obras da UBS do bairro Mangueira


A Secretaria Municipal de Saúde deu início à construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Mangueira. O valor da obra está orçado em mais de R$ 500 mil reais. O local será equipado para oferecer a devida assistência médica à população.

A nova unidade contará com consultórios médicos, odontológicos, enfermaria, sala de vacina e sala de espera. O prédio terá acessibilidade em todas as áreas, inclusive nos sanitários. “Com essa nova UBS, o acesso dos moradores aos serviços básicos de saúde ficará mais fácil, o que, certamente, beneficiará toda a população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

 Depois de concluídas as obras, cabe ao município fornecer equipamentos, suprimentos e mobiliários. Além disso, a Prefeitura também ficará responsável pela a folha de pagamento dos funcionários. “A construção segue o padrão exigido pelo Ministério da Saúde. Assim, essa UBS será climatizada e bem equipada, resultando numa estrutura em Saúde à altura da população de Timon. Com ela, teremos condições de ampliar os serviços e acolher ainda melhor os nossos munícipes”, exaltou o gestor municipal.

O principal objetivo das Unidades Básicas de Saúde é desafogar os hospitais e realizar até 80% dos atendimentos de saúde da população. Neles, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades. Fonte: Ascom/Sems 



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!