Governo do Estado abre inscrições para cursos do Iema, incluindo Timon

0

Para promover a formação profissional de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos locais e regionais, o Governo do Estado abriu, na segunda-feira (4), edital com a oferta de 2.080 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e Oficinas Presenciais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) para 2016. A chamada pública, que fica aberta até o dia 19 deste mês, está disponível no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço www.secti.ma.gov.br/ As inscrições são gratuitas.

Entre os cursos oferecidos estão o de Gestão de Cooperativa e Empreendedorismo Solidário, Inglês Básico e Instrumental, Agentes de Resíduos Sólidos, Preparador de Queijos e Doces de Leite, Hortifrutigranjeiro, Agente Comunitário de Saúde, Gestão em Meio de Hospedagem, Desenvolvedor de Aplicativos Web, Preparador de Sorvete, Libras e Cuidador de Pessoas Idosas, Construção de Embarcações Tradicionais, Educação Ambiental, Agente de Informação Turísticas, Dança Popular, entre outros.

Estão sendo ofertadas, ainda, oficinas de Preparação de Queijo, capacitação de Garçom, Reaproveitamento de Madeira, de Pet, Reciclagem de Papel, Biojoias, Cerâmica, Modelismo Naval, Penteados Afros e Capacitação para Taxista.

“Os cursos e oficinas visam atender às demandas existentes de formação profissional para jovens e adultos, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Maranhão, bem como contribuir para o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho mediante a formação profissional técnica”, disse o secretário da Secti, Jhonatan Almada.

A chamada pública está disponível nos prédios Unidades Vocacionais do Iema de São Luís e de municípios do interior do Estado. Do total de vagas, 15% são destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência por curso. Para essas vagas poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como instituições privadas, comunitárias confessionais e filantrópicas. Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% das vagas. Para pessoas com deficiência serão destinadas 5% das vagas.

Os cursos FICs têm carga horária de 160h a 300h e as oficinas carga horária de 8h a 40 horas. Estão sendo oferecidas vagas para as unidades do Iema de Açailândia, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coroatá, Carolina, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, São José de Ribamar, São Luís, Timon e Turiaçu.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de abril no site da Secti. Os candidatos deverão confirmar matrícula entre os dias 02 e 03 de maio no polo encolhido no ato de inscrição.

A avaliação dos alunos ocorrerá de forma sistemática e contínua, até a conclusão da formação profissional. Para efeito de conclusão de curso e certificação, o aluno deverá cumprir o mínimo de 75% de frequência e alcançar média igual ou superior a sete.

Área de anexos

Visualizar o anexo Governo do Estado abre inscrições para cursos do Iema com a oferta de mais de duas mil vagas.doc

Word

Governo do Estado abre inscrições para cursos do Iema com a oferta de mais de duas mil vagas.doc




Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!