Primeira Agritec de 2016 será iniciada nesta quinta-feira na Região dos Cocais

0
A primeira Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnolgia do Maranhão (Agritec) de 2016 movimentará o Território dos Cocais, em Codó, durante três dias de exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, vitrines tecnológicas na área de pesquisa e produção rural, capacitação, emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de shows musicais e apresentação de grupos culturais locais.

A abertura oficial do evento ocorrerá às 9h desta quinta-feira (28) no Parque de Exposição Walter Zaidan, bairro São Benedito. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, se estende até o sábado (30) como um espaço de capacitação e acesso às novas tecnologias, de modo que o homem do campo possa melhorar sua produção quantitativa e qualitativamente.

Esta será a quinta edição da Agritec. No ano passado foram realizadas quatro Feiras da Agricultura Familiar nos municípios de São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal. Este ano, por determinação do governador Flávio Dino, cinco municípios, representando os territórios maranhenses, sediarão a Feira, são eles: Codó (Território Cocais), Grajaú (Pré Território do Médio Sertão), Zé Doca (Território Alto Turi e Gurupi), Viana (Território Campos e Lados) e Chapadinha (Território Baixo Parnaíba).

Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, durante a Agritec os produtores rurais terão a oportunidade de adquirir conhecimento por meio de transferências tecnológicas, comercializar produtos oriundos da agricultura familiar, terão incentivos financeiros e consolidação de contratos com instituições financeiras. “Todo esse trabalho mostra o empenho do governador Flávio Dino em transformar a realidade do Maranhão por meio do conhecimento e da produção para um desenvolvimento cada vez maior do setor”, enfatiza.

A Agritec é coordenada por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeitura Municipal de Codó e Movimentos Sociais como Aconeruq, Fetaema, Fetraf-MA, MIQCB e MST).

Programação Técnica

A Agritec dos Cocais terá uma extensa programação técnica com cursos de capacitação, palestras, oficinas e fóruns, todos oferecidos pelo sistema SAF e pelos parceiros que ajudam a realizar a Feira.

Os agricultores familiares poderão conferir os cursos sobre criação de abelhas na agricultura familiar, extrativismo com gestão de empreendimentos econômicos e solidários, oficinas sobre produção de hortaliças na agricultura familiar, registro das agroindústrias de produtos de origem animal, produção de mudas vegetais, práticas de manejo de ovinos e caprinos, além de palestras sobre mercado institucional como instrumento para o fortalecimento da agricultura familiar e exposições de vitrines tecnológicas.

Também serão oferecidos, em stands e unidades móveis, serviços de foco social e econômico, como o Viva Cidadão, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, ofertando a emissão de documentos pessoais; atendimento ao agricultor na aquisição da certificação de seus produtos, oferecido pela Aged, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), orientações sobre projetos para agricultura familiar, cooperativismo, associativismo, acesso ao crédito, compras institucionais (PNAE e PAA) orientados pelo sistema SAF e atendimento bancário do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Fonte: Agência Secom

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!