TIMON: Enfermeiros participam de oficina para testagem rápida

0

Aconteceu nesta terça-feira (29), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um curso de capacitação de teste rápido para o diagnóstico do vírus HIV, sífilis e hepatites virais. A oficina é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão DST/AIDS em parceria com as coordenações da Estratégia Saúde da Família e Hepatite Virais.

A capacitação foi ministrada pela multiplicadora de Testagem Rápida diagnóstico em HIV pelo Ministério da Saúde, Luzivane Bezerra. De acordo com ela, a testagem rápida faz parte de uma abordagem no enfrentamento dessas doenças, no caso da Aids, há muitos diagnósticos tardios, quando o paciente já está acometido de uma infecção oportunista. “Nossa meta é o diagnóstico precoce, para redução da transmissão do vírus e consequente melhoria na qualidade de vida do portador”, explica a psicóloga.

O secretário Márcio Sá esteve presente na oficina e parabenizou as coordenações pela iniciativa. “As coordenações estão de parabéns pela ação de capacitar e treinar os nossos profissionais. Temos certeza que os participantes se tornarão multiplicadores e serão responsáveis por replicar o conhecimento para outros profissionais, que se tornarão aptos a realizar os testes rápidos em suas áreas de atuação. Que todos possam aproveitar ao máximo essa capacitação”, disse o secretário. 




Novembro Azul alcança homens de todos os lugares


A Secretaria Municipal de Saúde de Timon tem intensificado as ações da campanha Novembro Azul em todo município. São realizadas diversas atividades nos mais diversos lugares do município. Os últimos locais a receberem a ação foram: Ciretran, empresas Centro Norte e RA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Igreja Batista Hebron, além das Unidades Básicas de Saúde em que atendem as equipes da Estratégia Saúde da Família 24, 33 e 54.


Durante os atendimentos, além das palestras voltadas para a orientação sobre o câncer de próstata, são disponibilizados atendimentos como agendamentos de consultas e exames, coleta de PSA (Antígeno Prostático Específico), testagem HIV e Sífilis, medição da pressão arterial, glicemia capilar, vacinas, orientações nutricional, cálculo do IMC (índice de massa corporal), entre outros.

“Nossas equipes estão realizando vários atendimentos durante o dia para oferecermos o máximo de serviços aos homens, já que o objetivo é cuidar de forma integral da saúde desse público, que requer um trabalho intensivo para a sua conscientização sobre a importância de realizar exames preventivos”, disse o secretário municipal de saúde, Marcio Sá.



A campanha Novembro Azul alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata que ainda continua matando muitos homens no estado do Maranhão. A busca por exames de combate ao câncer de próstata são aconselhados aos homens com idade a partir de 45 anos. As análises laboratoriais utilizadas para a identificação da doença são o PSA e toque retal. Fonte: Ascom/Sems   



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!