Enfrentando até bloqueio de FPM, Luis Fernando corre para "reconstruir" São José de Ribamar

0
Luis Fernando Silva: comanda os esforços para reconstruir São José de Ribamar

Prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando 
Eleito com 96% dos votos válidos, interpretado por muitos como uma aclamação via urnas eletrônicas, um caso raro nas eleições municipais em todo o país, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), já sabia que receberia uma cidade e seus arredores em situação de terra arrasada e mergulhado em dificuldades, bem diferente da que ele entregou seu vice, Gil Cutrim (PDT), em 2010, quando, já exercendo o segundo mandato e comandando uma verdadeira revolução na Terra do Padroeiro, renunciou ao cargo para integrar a linha de frente do último Governo de Roseana Sarney (PMDB).  “Estamos reconstruindo São José de Ribamar”, disse Luis Fernando Silva à Coluna, num intervalo da sua atribulada agenda, que “não tem dia nem hora” para trabalhar. Reconstrução é a palavra exata para definir os esforços do prefeito para por ordem na casa num processo iniciado na madrugada do dia 1º, quando tomou posse, nomeou sua equipe e colocou a mão na massa.

Administrador de ponta e experiente, Luis Fernando Silva tinha uma noção aproximada do que encontraria na Prefeitura de São José de Ribamar. Já estava informado que muito do que deixara funcionando ou em pé estava agora claudicando ou no chão. Fora informado de que a máquina administrativa, que deixara azeitada e funcionado a pleno vapor, perdera o ritmo e vinha operando com certa dificuldade. Suspeitava de que as finanças, que repassara em perfeito equilíbrio, encontravam-se em descompasso, com despesas de mais e receita de menos. Só que, ao assumir o controle, se deu conta de que as suspeitas se confirmaram, com a diferença de que os problemas são bem maiores e mais graves. Enfim, um dos cinco mais importantes municípios do Maranhão, abrigo aprazível de cerca de 160 mil habitantes, sofrera danos estruturais e administrativos graves, carecendo urgentemente de um processo de reconstrução.

A cidade que até o final do século passado fora vítima de gestões despreparadas e perdulárias e que entrou no novo século embalada por uma verdadeira revolução, a ponto de se tornar um dos cartões postais do Maranhão, perdeu o rumo nos últimos seis anos e agora está sendo novamente colocada nos eixos, de modo a que volte a ser o balneário acolhedor e, ao mesmo tempo, o santuário onde se homenageia e se recebe as bênçãos de São José de Ribamar. O novo Governo municipal corre para devolver aos ribamarenses a cidade que se tornou símbolo depois de viver décadas sufocada por grupos políticos que só se dedicavam a dilapidar os cofres públicos, mas que ganhou vida nova a partir de 2005, quando o atual prefeito a comandou pela primeira vez.

Os últimos 25 dias têm sido de trabalho intenso, tapando buracos deixados nas ruas e, ao mesmo tempo, desarmando bombas administrativas e financeiras de efeito retardado. “A cada hora uma dessas bombas explode sobre a minha mesa”, diz, misturando perplexidade com preocupação. E para complicar mais ainda o quadro de dificuldades, duas parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita da Prefeitura, foram bloqueadas, por conta de milhões de reais não repassados à Previdência Social pela gestão anterior. Esse e outros petardos têm exigido do prefeito e sua equipe foco na gestão financeira, de modo a manter a máquina pública nos trilhos.

Em que pesem todos os problemas que herdou, o prefeito Luis Fernando Silva não esconde seu otimismo em relação ao futuro de São José de Ribamar. Para ele, o município tem lastro para se desenvolver, tanto no turismo cultural e religioso, que é sua grande marca, quando na área da pesca, que é sua vocação natural, e na produção de frutas e hortaliças nas matas que formam a sua rica área rural. Ao mesmo tempo, aposta alto na transformação da cidade em polo cultural, que tem como lastro um sistema de educação cujo símbolo maior é o Liceu Ribamarense, uma escola de tempo integral, construída e implantada na sua primeira gestão e que virou referência na região.

– Essa eleição aumentou muito a minha responsabilidade. Vamos reconstruir o que foi destruído e vamos construir o que tiver de ser construído – afirma Luiz Fernando Silva, avisando também que o ritmo acelerado vai continuar até que a cidade retome o brilho de antes. Hoje um dos políticos de maior densidade no Maranhão, principalmente pela credibilidade como gestor, Luis Fernando Silva adota o tom da cautela quando o assunto é o seu futuro político. “Só devo pensar nisso se conseguir fazer o que tem de ser feito em São José”, diz.  (Coluna Repórter Tempo)  


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!