Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Simplício critica boicote do governo ao projeto de guarda compartilhada

Ademar Sousa novembro 05, 2014

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Simplício critica boicote do governo ao projeto de guarda compartilhada

Simplício critica boicote do governo ao projeto de guarda compartilhada

novembro 05, 2014
0
Deputado federal Simplicio Araújo (SD/MA)
O deputado federal Simplício Araújo (SD/MA) criticou, nesta quarta-feira (5), o boicote que está sendo feito, pelo governo federal, para atrasar a votação, no Senado, do Projeto de Lei Complementar 117/2013, que estabelece que a guarda dos filhos deverá ser compartilhada, mesmo no caso de desacordo entre os pais separados.

Para o parlamentar as manobras que estão sendo feitas pelo governo são inaceitáveis e incabíveis.
"É um projeto que tem como principal beneficiário o menor, a criança. Trata-se de um grande avanço, pois proporciona a continuidade da relação dos filhos com pais, visando, sempre, o direito da criança. Não se pode aceitar que o governo utilize manobras para que o projeto não seja votado. A guarda compartilhada poderá evitar, em muitos casos, a alienação parental", afirmou o deputado.

A proposta, que já passou pela Câmara, altera o Código Civil para prever que o juiz deverá determinar essa modalidade de cuidar e educar a criança nos casos em que o pai e a mãe tiverem condições de mantê-la.

O texto ressalva que a guarda compartilhada só será aplicada se cada um dos pais estiver apto a exercer o poder familiar e se eles também tiverem interesse na guarda.
Atualmente, o uso desse regime, nos casos em que não há acordo entre pai e mãe, não é obrigatório. De acordo com o Código Civil, se essa situação ocorrer, a guarda será aplicada "sempre que possível" pelo juiz de família.

A proposta deixa claro que caberá ao magistrado dividir de forma equilibrada o tempo entre os pais na guarda compartilhada. O juiz terá de levar sempre em consideração "as condições fáticas e interesses dos filhos". Pelo texto, o regime também fixará como base de moradia do filho a cidade que melhor atender a seus interesses.

O texto obriga qualquer estabelecimento público ou privado a prestar informações para pai e mãe sobre filhos que estão em regime de guarda compartilhada. Se a regra não for cumprida, o estabelecimento poderá levar uma multa de R$ 200 a R$ 500 por dia até o atendimento do pedido.

Manobra do governo

O Senado poderia desde a semana passada ter votado o Projeto de Lei Complementar 117/2013. Mas, graças a uma incompreensível manobra do governo, o projeto vem seguidamente sendo retirado da pauta de votação no plenário. A última manobra foi protagonizada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que na terça-feira 4 encaminhou o texto para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), evitando assim que o mesmo pudesse ser aprovado ainda essa semana.

Na semana passada, quando o projeto estava a ponto de ser submetido ao plenário, Humberto Costa (PT-PE), líder do governo no Senado, apresentou requerimento pedindo que o projeto fosse novamente discutido em uma comissão legislativa. A reação foi imediata. Entidades de defesa dos direitos e do bem estar das crianças e dos adolescentes, além de especialistas em educação e desenvolvimento infantil, passaram a tratar o senador como “uma pedra no calçado de 20 milhões de crianças e adolescentes filhos do divorcio”, enviando mensagens de protestos nas redes sociais do senador e também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Com informações Istoé
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato