Município de Timon vai contar com escritório da Junta Comercial do Maranhão

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A unidade será administrada através da parceria entre Prefeitura de Timon e JUCEMA


Para facilitar o acesso aos serviços da Junta Comercial do Maranhão – JUCEMA, a Prefeitura de Timon foi em busca de uma parceria junto ao órgão, que disponibilizará atendimento aos usuários timonenses dentro da própria cidade, não sendo mais necessário o deslocamento até a cidade de Caxias/MA.

O escritório funcionará na Agência Timon Negócios, onde servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e do Turismo de Timon (Semdest) poderão auxiliar na emissão de certidões, processos de abertura, alteração e encerramento de empresas. Para atuar nesta área, os servidores receberam adequado treinamento oferecido pela JUCEMA.

“No treinamento, tivemos a oportunidade de aprender sobre todos os tipos de processos que cabem à Junta Comercial, desde o protocolo, analise documental, balaço, instrução, abertura, reenquadramento e extinção da empresa, dentre outras coisas. Nós atuaremos como analistas julgadores de processos. Os usuários de Timon terão acesso a todos os serviços prestados pela JUCEMA dentro da própria cidade”, explicou Marcelo Andreolli, técnico da Semdest que estará à disposição da JUCEMA.

Para Célio Amaral, outro técnico da Semdest que atuará como analista da JUCEMA, a disponibilização do escritório se adapta perfeitamente ao momento vivido por Timon. “A vinda desse escritório vai ajudar tanto a otimizar os serviços da Junta, como também vai facilitar para os empresários, ainda mais nesse novo momento que Timon passa a viver, com a chegada do Parque Empresarial, que vai demandar a abertura de muitas empresas”, disse ele.

REDESIM

Junto à instalação do escritório, outra medida que vai facilitar a vida dos empreendedores é a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) no Maranhão, uma estratégia que facilita a abertura de empresas. Isso porque este sistema permite que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuem de forma integrada, admitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.

A implantação do sistema garante rapidez nos processos, redução de custos, entrada única de dados, compartilhamento de dados entre órgãos envolvidos, emissão simultânea do CNPJ, inscrições estadual e municipal, transparência e controle efetivo do número de empresas por parte dos municípios, dentre muitos outros benefícios.

Contemplados em sorteio de casas devem apresentar documentação até o dia 31 de julho

Documentos devem ser entregues na Secretaria de Habitação pelos sorteados para os Residenciais João Emílio Falcão e Lourival Almeida

O prazo para a entrega de documentos dos sorteados para os Residenciais João Emílio Falcão, no Parque Alvorada, e Lourival Almeida, no bairro Flores, encerra no dia 31 de julho. Nessa nova etapa, foram sorteadas pela Prefeitura de Timon 1.000 casas através do Programa Minha Casa Minha Vida. 

As pessoas que foram sorteadas devem comparecer à Secretaria Municipal de Habitação com a documentação exigida: RG, CPF e comprovante de endereço. Para as pessoas com deficiência, é necessário além dos documentos, o laudo que comprova a deficiência.

Segundo o coordenador do setor de Habitação da secretaria, Josué Brito, até o momento apenas 20% dos sorteados compareceram com a documentação exigida. “Eles devem ficar atentos ao prazo, que já encerra no dia 31 de julho, para não perder o benefício”.

O secretaria de Habitação, Hélio Lopes ressalta que os inscritos no programa devem consultar a lista dos sorteados que está fixada na entrada da secretaria, para saber se foram contemplados, e assim procurarem imediatamente a sede da Secretaria de Habitação, para dar entrada na documantação. "Só restam três semanas para encerrar o prazo, por isso é importante que os inscritos que foram sorteados nos procurem na secretaria".

A lista com todos os sorteados está disponível na sede da Secretaria de Habitação, que funciona na Avenida Paulo Ramos, no Centro da cidade. A secretaria funciona de segunda a sexta no horário de 7h30 a 13h30. Fonte: CGCOM/Timon



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