A unidade será administrada
através da parceria entre Prefeitura de Timon e JUCEMA
Para facilitar o acesso aos
serviços da Junta Comercial do Maranhão – JUCEMA, a Prefeitura de Timon foi em
busca de uma parceria junto ao órgão, que disponibilizará atendimento aos
usuários timonenses dentro da própria cidade, não sendo mais necessário o
deslocamento até a cidade de Caxias/MA.
O escritório funcionará na
Agência Timon Negócios, onde servidores da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico, Social e do Turismo de Timon (Semdest) poderão auxiliar na emissão
de certidões, processos de abertura, alteração e encerramento de empresas. Para
atuar nesta área, os servidores receberam adequado treinamento oferecido pela
JUCEMA.
“No treinamento, tivemos a
oportunidade de aprender sobre todos os tipos de processos que cabem à Junta
Comercial, desde o protocolo, analise documental, balaço, instrução, abertura,
reenquadramento e extinção da empresa, dentre outras coisas. Nós atuaremos como
analistas julgadores de processos. Os usuários de Timon terão acesso a todos os
serviços prestados pela JUCEMA dentro da própria cidade”, explicou Marcelo
Andreolli, técnico da Semdest que estará à disposição da JUCEMA.
Para Célio Amaral, outro técnico
da Semdest que atuará como analista da JUCEMA, a disponibilização do escritório
se adapta perfeitamente ao momento vivido por Timon. “A vinda desse escritório
vai ajudar tanto a otimizar os serviços da Junta, como também vai facilitar
para os empresários, ainda mais nesse novo momento que Timon passa a viver, com
a chegada do Parque Empresarial, que vai demandar a abertura de muitas
empresas”, disse ele.
REDESIM
Junto à instalação do escritório,
outra medida que vai facilitar a vida dos empreendedores é a implantação da
Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e
Negócios (REDESIM) no Maranhão, uma estratégia que facilita a abertura de
empresas. Isso porque este sistema permite que os órgãos responsáveis pelo
registro e legalização de empresas atuem de forma integrada, admitindo a
realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.
A implantação do sistema garante
rapidez nos processos, redução de custos, entrada única de dados,
compartilhamento de dados entre órgãos envolvidos, emissão simultânea do CNPJ,
inscrições estadual e municipal, transparência e controle efetivo do número de
empresas por parte dos municípios, dentre muitos outros benefícios.
Contemplados em sorteio de casas devem apresentar
documentação até o dia 31 de julho
Documentos devem ser entregues na
Secretaria de Habitação pelos sorteados para os Residenciais João Emílio Falcão
e Lourival Almeida
O prazo para a entrega de
documentos dos sorteados para os Residenciais João Emílio Falcão, no Parque
Alvorada, e Lourival Almeida, no bairro Flores, encerra no dia 31 de julho.
Nessa nova etapa, foram sorteadas pela Prefeitura de Timon 1.000 casas através
do Programa Minha Casa Minha Vida.
As pessoas que foram sorteadas
devem comparecer à Secretaria Municipal de Habitação com a documentação
exigida: RG, CPF e comprovante de endereço. Para as pessoas com deficiência, é
necessário além dos documentos, o laudo que comprova a deficiência.
Segundo o coordenador do setor de
Habitação da secretaria, Josué Brito, até o momento apenas 20% dos sorteados
compareceram com a documentação exigida. “Eles devem ficar atentos ao prazo,
que já encerra no dia 31 de julho, para não perder o benefício”.
O secretaria de Habitação, Hélio
Lopes ressalta que os inscritos no programa devem consultar a lista dos
sorteados que está fixada na entrada da secretaria, para saber se foram
contemplados, e assim procurarem imediatamente a sede da Secretaria de
Habitação, para dar entrada na documantação. "Só restam três semanas para
encerrar o prazo, por isso é importante que os inscritos que foram sorteados
nos procurem na secretaria".
A lista com todos os sorteados
está disponível na sede da Secretaria de Habitação, que funciona na Avenida
Paulo Ramos, no Centro da cidade. A secretaria funciona de segunda a sexta no
horário de 7h30 a 13h30. Fonte: CGCOM/Timon
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