Dilma critica "vale tudo" e diz que é preciso pensar primeiro no Brasil

0
SÃO LUÍS, MARANHÃO

FOLHAPRESS WEB

                 Presidente Dilma com Flávio Dino em São Luís           Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

A uma semana das manifestações contrárias ao seu governo, a presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de “vale-tudo” para atingir “qualquer governo” e disse que não adianta ficar “um brigando com o outro”, porque isso prejudica o país.

Nesta segunda-feira (10), durante entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida em São Luís (MA), ela afirmou que é preciso pensar “primeiro no Brasil” para que o país atravesse as graves crises política e econômica que enfrenta, antes dar prioridade a partidos e projetos pessoais.

“O Brasil precisa, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, Brasil, no que serve à população, à nação, e só depois em seus partidos e em seus projetos pessoais”, afirmou a presidente, dando um recado para grupos da oposição que defendem o seu impeachment – ou até mesmo a sua renúncia do cargo.

Dilma fez um apelo à população para que não fique insegura e apreensiva com a crise porque é um situação passageira, em que o país “faz uma travessia”. “Mas é necessário um grande esforço do governo. Eu trabalho dia e noite, incansavelmente, para que essa travessia seja a mais breve possível”, disse.

Dilma mandou um recado ao Congresso, que tem aprovado, principalmente na Câmara dos Deputados, propostas que aumentam gastos da União, ao dizer que o governo não concorda com nenhuma medida aprovada que leve à instabilidade política e econômica e o caos a Estados e municípios.

“Quero fazer um apelo. Vamos repudiar sistematicamente o vale-tudo para atingir qualquer governo, seja federal, estadual ou municipal. Quem acaba sendo atingido é a população. Tudo o que estamos fazendo tem o objetivo claro de dar condições para a gente entrar em um novo ciclo”, disse.

          Dilma entregou mais de duas mil moradias no Maranhão: em busca de agenda positiva no Nordeste.                                                                                                                                           Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR


Manifestações

A uma semana das manifestações marcadas para o próximo domingo (16), a presidente recebeu amplo apoio dos correligionários que a acompanharam. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), listou uma série de programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e o Luz para Todos, e afirmou que o Estado “está com Dilma”.

“Aqui defendemos a democracia sobre qualquer tipo de golpe que é ensaiado no nosso país. Estamos aqui manifestando o que se passa no coração do povo mais pobre desse país”, disse.

Dino foi interrompido pelos presentes que gritaram “não vai ter golpe” em diversos momentos de seu discurso. O governador ressalvou que é preciso investigar as denúncias de corrupção, mas que elas não podem ensejar a defesa do impeachment.

“É claro que todos nós somos contra a corrupção e, claro que defendemos a apuração e investigação contra qualquer um que tenha cometido coisas erradas. Mas nós defendemos que haja tudo isso mas com respeito à Constituição, democracia, às regras do jogo que foram estabelecidas”, afirmou Dino.

O apoio dado por Dino foi reconhecido por Dilma. “Quem tem parceiros como ele tem apoio efetivo e real”, disse a presidente.

Moradias

No evento de São Luís foram entregues 2.020 moradias. O evento também marcou a entrega de outras mil unidades na cidade de Caxias (MA). O governo ainda entregou casas em Mato Grosso do Sul, sendo 688 em Campo Grande (MS) e 759 em Anastácio (MS), totalizando 4.400 residências nos dois Estados.

A entrega das chaves nas outras cidades foi transmitida por meio de uma teleconferência. Pelo vídeo, Dilma escutou histórias de alguns dos novos moradores. Ela foi representada pelos ministros Gilberto Kassab (Cidades) em Campo Grande, Tereza Campello (Desenvolvimento Social) em Anastácio, e a presidente da Caixa, Miriam Belchior, em Caxias.

Desde que a crise se intensificou, a presidente tenta implementar uma agenda positiva para minimizar os desgastes e dar holofotes para os programas do governo.

Ao chegar ao Residencial Santo Antônio, em São Luís, a presidente foi recebida aos gritos de “Dilma guerreira da pátria brasileira” e “Renova a esperança, a Dilma é guerrilheira e da luta não se cansa”.

O senador Edson Lobão (PMDB-MA) e a ministra Kátia Abreu (Agricultura) foram vaiados pelos moradores que acompanharam o evento. O ministro Edinho Araújo (Portos) e o governador do Maranhão também acompanharam a comitiva.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!