Região de Saúde de Timon aprova em CIB Rede de Pessoas com Deficiência

0
Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, na Comissão Intergestora Bipartite (CIB)

Foi aprovado hoje (20) na Comissão Intergestora  Bipartite (CIB) o projeto da Rede de Pessoas com Deficiência, que consiste em ampliar o acesso e qualificar atendimento às pessoas com deficiência, com foco na organização e na atenção integral à saúde, contemplando áreas de deficiência como a auditiva, física, visual e intelectual.

Pelo projeto; o município de Timon,  que  já  conta com  o Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Viana Neiva – CIAEEM (que desenvolve um  trabalho voltado para os serviços de reabilitação das deficiências intelectual e  física); agora  poderá estender o atendimento na área, de maneira a contemplar as deficiências visual e auditiva.  O projeto prevê ainda o aumento e a melhora na estrutura dos atendimentos já existentes (deficiências intelectual e física) no CIAEEM.

Outro destaque do projeto é a construção de um novo espaço físico para  o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e de um novo prédio para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ambos com uma oficina  ortopédica, com solicitação do credenciamento entorno dos serviços para o Ministério da Saúde,  ou seja, com a  busca do custeio para o funcionamento das unidades.

A Rede de Pessoas com Deficiência foi elaborada  para atender a região de saúde que contempla os municípios de Timon,  São Francisco,  Parnarama  e Matões. O projeto, a princípio, foi aprovado no Conselho Municipal de Saúde de Timon (CMS), em seguida abonado  na Comissão Intergestores  Regionais (CIR) e hoje conseguiu nova aprovação na em CIB. “O próximo passo será o encaminhamento da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão para  o Ministério, para que seja lançada a portaria. Nós iremos acompanhar esse encaminhamento até Brasília, aguardando a aprovação do Ministério da Saúde”, disse o secretário Municipal de Saúde de Timon e membro da CIB, Marcio Sá. 

Estiveram presentes durante reunião que aprovou o projeto, o secretário estadual de saúde, Marcos Pacheco e o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), Vinícius Araújo. Fonte: Ascom/SEMS










Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!