Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

FLÁVIO DINO: Mudanças nas secretarias alteram funções de alguns secretários

Ademar Sousa janeiro 21, 2016

Comentários

Mais Notícias

Página inicial FLÁVIO DINO: Mudanças nas secretarias alteram funções de alguns secretários

FLÁVIO DINO: Mudanças nas secretarias alteram funções de alguns secretários

janeiro 21, 2016
0
Na nova conjuntura, a Casa Civil, que continua sob o comando de Marcelo Tavares (PSB), passa a ter mais poderes

João Carvalho Jr., Especial para O Imparcial

 Marcelo Tavares, Márcio Jerry e Felipe Camarão 
O governador Flávio Dino (PCdoB) promoveu mudanças no segundo escalão do Governo, mexendo na estrutura de importantes secretarias. Tiveram alterações a Casa Civil, Articulação Política, Comunicação, Agricultura, Pesca, Cultura e Turismo.

Na nova conjuntura, a Casa Civil, que continua sob o comando de Marcelo Tavares (PSB), passa a ter mais poderes. Tavares assume o papel de diálogo com os poderes Legislativo e Judiciário, que até então era de Márcio Jerry, na Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos. Este, por sua vez, continua a tratar dos assuntos políticos, porém, mais ligado às bases e aos movimentos sociais. Também assume a Comunicação do Governo, o que levou o então secretário da pasta, Robson Paz, para a secretaria adjunta.

Marcelo Tavares e Márcio Jerry tinham os melhores postos junto ao governo, mas, ao que parece, vão ter que dividir as forças com o nome que veio, ao longo de 2015, resolvendo questões em aberto em alguns setores. Falamos de Felipe Camarão, que, no dia 2 de janeiro do ano passado, assinou a sua nomeação como secretário de Estado de Gestão e Previdência. Alguns meses depois, foi deslocado para a Secretaria de Cultura, em substituição à professora-doutora Ester Marques. Agora, o advogado assume o papel de secretário de Governo, nova pasta.

Homem de confiança

Felipe, nas palavras do governador, conseguiu atingir sua meta na Segep e, por isso, a confiança em lhe dar nova missão. Olhado com desconfiança, Felipe conseguiu uma boa aprovação junto à classe cultural.

A saída dele deixa uma lacuna de preocupação entre artistas e produtores locais. E o sentimento não diz respeito a Diego Galdino, o novo titular da pasta (que passa a ser secretário de Cultura e Turismo), mas quanto à condução dos trabalhos vinculados.

“O nome não é o problema. O Gaudino é novo, prático, um ótimo gestor, acessível e transparente; tem bons requisitos, apesar de não ser da área (de cultura). Mas tantos da área já passaram e não souberam gerenciar. O problema aí foi o formato, foi a não consulta, o não ouvir à classe artística. Uma imposição, um retrocesso e que vai contra as diretrizes federais das políticas públicas culturais que determinam a independência da pasta da Cultura”, disse o ator, diretor e produtor teatral César Boaes. “Há o risco de virar só uma política cultural de eventos e mercadológica aliada ao turismo”, finalizou.

Para Nan Souza, vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão para Assuntos de Turismo, há uma lógica pertinente na decisão do governador, que é a redução de gastos. Mas ele ressalta que a política de turismo administrada com uma gestão eficiente deixa de ser gasto para ser gerador de receitas, empregos e de imagem do estado. “Mudar para fundir duas secretarias que têm afinidade é válido. Agora, é preciso que haja uma política de fortalecimento da cultura e do turismo, porque quem vai fazer o processo de divulgação e dos produtos culturais é exatamente o autor de uma política integrada. Eu não sei até que ponto isso vai funcionar. Vamos dar um crédito à decisão do governador no sentido de que ele transforme a cultura e o turismo em políticas públicas de prioridade. O que pode causar fortalecimento da geração de empregos aqui é justamente estas duas áreas”.

O ex-deputado Joaquim Haickel também fez coro com a proposta de união das pastas. “A fusão destas duas secretarias é muito boa, uma vez que elas têm funções paralelas e complementares.”

Outras mudanças

A partir da junção de outras duas pastas, surge a Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca. O titular será Márcio Honaiser (PDT), que já fazia parte do governo, como secretário de Agricultura.
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato