Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

Domingo, 18 de Maio de 2025
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Domingo, 18 de Maio de 2025
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato
VARIEDADE

Waldir Maranhão assina criação de comissão para 10 Medidas contra a Corrupção

Ademar Sousa junho 14, 2016

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Waldir Maranhão assina criação de comissão para 10 Medidas contra a Corrupção

Waldir Maranhão assina criação de comissão para 10 Medidas contra a Corrupção

junho 14, 2016
0
POR RICARDO BRANDT, JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO, do Estadão

Presidente interino da Câmara abre caminho para o mais importante projeto de iniciativa da força-tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato que recolheu mais de 2 milhões de assinaturas de apoio à proposta para redução da impunidade no País

Deputado Waldir Maranhão (PP-MA)
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou na manhã desta terça-feira, 14, a criação da comissão especial responsável pela tramitação dos projetos das “10 Medidas contra a Corrupção”, apresentado ao Congresso em março, por iniciativa do Ministério Público Federal e entidades que recolheram mais de 2 milhões de assinaturas.

Maranhão se notabilizou em abril quando tentou, numa penada, derrubar a decisão de seus pares que, por maioria, votaram pela continuação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A iniciativa insólita do substituto interino de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) – afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal -, causou a imediata revolta de todos os partidos que cercam Dilma e foi ignorada pelo Senado.

Praticamente isolado no poder, hostilizado frequentemente pelos próprios colegas na Câmara que pedem sua renúncia ao posto, Maranhão também é alvo da Operação Lava Jato.
Ao assinar a criação da comissão para fazer andar o 10 Medidas, Waldir Maranhão se curvou à pressão popular e do Ministério Público Federal.


O conjunto de propostas foi lançado em março do ano passado e mobilizou procuradores e promotores em palestras e eventos realizados em todo o País para divulgar e pedir adesão às medidas, que incluem alterações legislativas para prevenir, punir e recuperar desvios de dinheiro público.

“Hoje vejo de uma forma muito cristalina que o Congresso tem em suas mãos uma grande oportunidade de colocar uma pauta positiva no combate à corrupção indo para além do discurso de “vamos combater a corrupção”. Pautar essas questões, discutir e logicamente editar novos atos normativos que aprimorem o sistema para isso não se repetir”, afirmou o procurador da República Roberson Pozzobon, da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.

A proposta das 10 Medidas contra a Corrupção foi iniciada com os procuradores da Lava Jato, em Curitiba, e encampada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

“A Lava Jato usa uma série de circunstâncias que permitiram uma coleta de provas muito robusta. Mas e nos outros casos de corrupção que ainda não se iniciaram e se espalham nas administrações municipais? Em relação a isso que devemos nos preocupar em relação a como nosso Estado vai se comportar”, afirmou Pozzobon. “Tenho certeza que o povo brasileiro está muito atento e isso vai ocorrer pela melhor via que a de tornar o sistema melhor.”

A comissão mista terá 30 titular e 30 suplentes, que serão indicados pelas lideranças dos partidos.

As medidas foram propostas em 29 de março, submetidas ao Congresso com mais de 2 milhões de assinaturas. Em seguida, houve uma movimentação normal. O deputado Mendes Thame protocolou o projeto endossando, tomou um número, esse número foi encaminhado ao presidente da Câmara Eduardo Cunha, que determinou que o projeto tramitasse numa comissão especial, para evitar que ele passasse comissão por comissão e foi publicado.


De 8 de abril até hoje, o pacote não havia sido movimentado. O que faltava era o ato formal do presidente interino para que o ato normativo de criação da comissão mista pudesse ser lido em Plenário. Com a leitura, as lideranças podem indicar seus membros e os trabalhos começarem.
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato