Em Timon, o intenso trabalho de
fiscalização do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão
(Procon/MA) alcança melhorias para o sistema bancário. Após ser notificado e
multado em mais de R$ 100 mil, a agência Itaú da cidade implantou melhorias
estruturais para realizar o atendimento aos consumidores com mais rapidez e
comodidade.
No dia 1 de julho, a agência
recebeu notificação por descumprimento do art. 1° da Lei Estadual n° 8722/2007,
que determina que o atendimento seja realizado por meio do sistema de senhas
eletrônicas.
Após receber duas multas no valor
de R$ 34. 583,80 e R$ 69. 167, 60, a agência começou a disponibilizar senhas
eletrônicas, incluindo senhas para as prioridades. Outras melhorias implantadas
na mesma agência do Itaú foram à diminuição do tempo de espera na fila, e a
disposição de novas cadeiras, para maior conforto dos consumidores.
De acordo com o coordenador do
Procon da cidade, Flávio Vale, o trabalho de fiscalização periódico e intenso
da unidade do órgão é essencial para que as instituições bancárias cumpram a
lei. “Desde o começo do ano percebemos algumas mudanças positivas. Entretanto,
muito ainda precisa ser feito para alcançarmos resultados em benefício da
população”, comentou.
Segundo o presidente do PROCON Maranhão,
Duarte Júnior, as unidades distribuídas pelos municípios do Estado realizam
fiscalizações semanais nas agências bancárias. Por conta dessa força tarefa, já
ocorreram alguns resultados, a exemplo de Codó, onde uma nova agência do
Bradesco foi inaugurada e os bancos realizam adaptações imponentes para melhor
atender o consumidor. Em Balsas, também já conseguimos a instalação de mais uma
agência do Banco do Brasil e da expansão do Bradesco.
“Em 2016 este número ultrapassa
580. Mais de R$20.000.000 em multas já foram aplicados. Mas temos consciência
que muito ainda precisa ser feito e por isso continuaremos fiscalizando
intensamente. Os bancos terão duas opções: ou melhoram os serviços ou terão que
sofrer sanções cada vez mais rígidas", finalizou Duarte Júnior.
Apesar dos avanços, algumas
irregularidades ainda não foram sanadas. Por essa isso, as fiscalizações
semanais continuam acontecendo nas agências bancárias do Bradesco, Banco do
Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e também Itaú. A equipe do
órgão verifica a permanência dos clientes por mais de 30 minutos na fila, o
respeito às senhas de prioridades, a presença de informativos sobre os canais
de comunicação do Procon, entre outras reclamações constantes dos consumidores.
Ao perceber qualquer
irregularidade, o consumidor pode realizar denúncia por meio do aplicativo
disponível para download nas lojas virtuais dos smartphones Android e IOS. Pode
também acessar o link denúncia no site do Procon/MA ou em qualquer unidade
física mais próxima.
Comentários