Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

No 1º dia de greve, expectativa de adesão de bancários do Piauí deve chegar a 50%

Ademar Sousa setembro 06, 2016

Comentários

Mais Notícias

Página inicial No 1º dia de greve, expectativa de adesão de bancários do Piauí deve chegar a 50%

No 1º dia de greve, expectativa de adesão de bancários do Piauí deve chegar a 50%

setembro 06, 2016
0
Com uma expectativa de adesão em torno de 50% logo no primeiro dia nas agências da capital e interior do Piauí, bancários de todo o Brasil entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (06/09). A categoria reivindica reposição da inflação (9,57%) mais 5% de aumento real, enquanto os bancos oferecem reajuste de 6,5% (representa perda de 2,8% para os bancários em relação à inflação de 9,57%).

Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos, a expectava de grande adesão da categoria se deve ao bom resultado obtido na assembleia que deliberou pelo indicativo de greve na última sexta-feira e o encontro de delegados sindicais no sábado.

Arimatéa explica que apesar dos transtornos que uma paralisação dos bancários pode trazer para a população, ele deixa claro que a categoria usa a greve como último artificio para lutar por melhores condições de trabalho e salário mais justo, bem como mais contrações que resultam em melhor atendimento aos clientes e à sociedade, já que não houve avanços nas rodadas de negociações. “Bancário não faz greve porque quer fazer”, enfatiza o sindicalista.

Quanto a expectativa dessa greve que se inicia nesta terça, Marcos Vandaí, membro do Conselho Diretivo da Contraf-CUT acredita – avaliar tomando por base as assembleias realizadas em todo o Brasil onde foram aprovadas em 100% por unanimidade - que será um movimento forte no inicio do mês, “que é justamente quando os bancos começam a pressão por metas e começa uma situação que desestabiliza se a gente fizer a pressão, mas a intenção é de que seja um movimento muito intenso, talvez não seja tão duradoura, exatamente pela estratégia correta de começar no início do mês, intensificar essa luta com paralisações mais amplas possíveis e colocando também que não é desconhecimento público o calendário eleitoral, já que setores ligados ao campo político vão pressionar porque têm prejuízos em greves dos bancos, mas a gente não quer com isso penalizar a população para quem prestamos serviços, mas há uma perspectiva que seja uma greve menor por sua eficiência e pela capacidade de pressionar os bancos a apresentar uma proposta decente”, frisa.

Arimatéa Passos lembra aos clientes que as pendências que podem ser resolvidas nos terminais de autoatendimento como: pagamentos, depósitos e saques serão feitos sem problemas, “pois dificilmente vai faltar dinheiro nos caixas na primeira semana de greve, mas a partir da segunda semana pode começar a faltar dinheiro e abastecimento no autoatendimento, mas os clientes que têm seus títulos para pagar durante a greve podem ficar despreocupados porque, depois que acabar a greve, a Fenaban e o Banco Central determinam que no primeiro dia útil depois da paralisação podem ser pagos sem a cobrança de juros”, adverte o sindicalista.

Com relação à população mais carente, Arimatéa pede desculpas antecipadamente pelos transtornos que a greve traz para os usuários. “Mas esperamos contar com a compreensão de todos, mas foram os banqueiros, a Fenaban e o governo que criaram a greve”, pondera o presidente do SEEBF-PI.

Os cinco maiores bancos do país, só no primeiro semestre, conforme esclarece Arimatéa Passos, tiveram um lucro líquido de algo em torno de R$ 16 bilhões. “Isso representa um lucro líquido maior do que 82 países no seu Produto Interno Bruto (PIB), e de agosto de 2015 até agosto de 2016, esses mesmos bancos tiveram um lucro de R$ 29 bilhões. Então, é possível garantir um acordo coletivo com os bancários”, finaliza, mencionando que os banqueiros precisam reconhecer os bancários por seu trabalho e dedicação. Fonte: Sindicato dos Bancários do Piauí.
  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato