TIMON: Unidades de Saúde do Buriti Cortado e Porção são reformadas e ampliadas

0

O fortalecimento da atenção básica à saúde da população timonense, sobretudo numa perspectiva preventiva, tem sido uma ação constante da Secretaria de Saúde de Timon. Esse trabalho é viabilizado por meio das 11 Unidades Básicas, equipadas e climatizadas, entregues na zona urbana, todas construídas pela atual gestão municipal. Além ainda dos 19 prédios da zona rural, os quais foram ampliados e reformados para melhor atender aos pacientes.

Buruti Cortado e Porção do Zeca Batista são os mais novos povoados beneficiados com a reforma e ampliação das Unidades Básicas. No Buriti Cortado, o prédio que contava com apenas duas salas passa a ter quatro salas, um consultório odontológico e um espaço para os agentes comunitários, além de dois banheiros. Essa Unidade, que recebeu um investimento R$ 73.572 reais, oriundos do Fundo Nacional de Saúde, beneficiará 570 famílias com atenção integral à saúde da criança, da mulher, do adulto, além do controle de doenças como tuberculose e hanseníase; saúde bucal, vacinação e medicamentos de atenção básica. Já a comunidade do Porção foi contemplada com um anexo que melhorará o atendimento médico.

O agricultor Domingos da Conceição, 60 anos, que reside na localidade Coroatá, é um dos que já se beneficiam com o atendimento médico do anexo do Porção. “Eu faço tratamento de pressão e recebo um bom atendimento médico e remédios. Antes aqui não tinha nada, a gente sofria demais, mas agora está tudo muito bom. Para nós, esse anexo é um presente que a secretaria de saúde deu, porque antes a gente tinha que ir se consultar na cidade. Aqui no Porção hoje nós temos médico, enfermeira e dentista. Então só temos que agradecer”.



O secretário de Saúde, Márcio Sá, destaca que a evolução da saúde de Timon se deve ao compromisso da gestão municipal com esse setor. “A gestão atual vem fazendo uma grande revolução na saúde pública de Timon com a construção de unidade de saúde, reformas e ampliações com mais estrutura em relação ao que nós encontramos. A população de Timon tem um olhar especial da saúde, estamos melhorando o atendimento, oferecendo salas de procedimentos específicos, salas climatizadas para o conforto do profissional e do paciente e o nosso diferencial é oferecer atenção à saúde básica para a população da zona urbana e rural”.

O deputado Rafael Leitoa, ressaltou a melhoria da saúde nos últimos quatro anos e comentou sobre a sua emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão seiscentos e cinquenta mil reais destinados para a saúde de Timon e usados na compra de equipamentos de todas as unidades construídas na zona urbana e as reformadas e ampliadas.

“A saúde do município de Timon tinha parado no tempo, com hospitais fechados e hoje tem toda a rede funcionando. A gestão tem trabalhado para garantir uma saúde de qualidade. A forma de administrar é com compromisso e zelo, por isso estamos entregando mais esse posto de saúde ampliado e reformado. Tudo isso é recurso do município através da emenda”.

Rafael Leitoa reiterou o compromisso de continuar colaborando com a saúde do timonense. “No próximo ano vamos comprar uma Unidade Móvel de Saúde para fazer o atendimento nas comunidades da zona rural onde não existe atendimento adequado. Terá consultório médico, consultório odontológico, sala de coleta e de exames de prevenção. Vamos colocar o recurso para garantir essa unidade móvel e para garantir e duas ambulâncias para a zona rural”. Fonte: Ascom/SEMS 



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!