Comissão Intergestora Regional: encontros discutem melhorias para a Saúde

0

Desde o início da semana passada, o secretário municipal de saúde de Timon, Marcio Sá, participa de encontros para avaliar a situação da rede de saúde dos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco, que compõem a Região da Comissão Intergestora Regional - CIR 17.

O gestor, que é coordenador da CIR de Timon, esteve visitando os municípios que compõem a Comissão Intergestora, para realizar levantamentos de toda capacidade instalada nessas cidades. “Com esses estudos poderemos saber e conhecer o que cada município consegue realizar, em termos de procedimentos de saúde e, depois analisar o que será preciso para complementar essa rede de serviços e fazer solicitações à Secretaria Estadual de Saúde para fortalecer Timon e a nossa região de saúde”, explicou Marcio Sá.

Para analisar os resultados dos estudos, outra reunião foi realizada na Regional de Saúde de Timon, na tarde de ontem (07), com a participação do promotor Antônio Borges, deputado Rafael Leitoa, gestora da Regional de Timon - Graça Rodrigues, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado - Vinicius Araújo, o coordenador da CIR de Caxias – Jales e os secretário de saúde de Matões e Parnarama.

Na oportunidade foram apresentamos o consolidado do trabalho realizado in loco nos municípios da CIR 17, que apresentou um levantamento de toda a capacidade instalada da região, com várias discussões que definiram o perfil da área de saúde, bem como apresentação de propostas e encaminhamentos de vários itens.

“Estamos preparando um grande relatório com fotos, cópia de atas de várias reuniões e informações de toda nossa rede de serviços. Esse documento irá nos subsidiar em uma futura reunião entre a nossa Região de Saúde, Ministério Público, Cosems, Assembleia Legislativa e a Secretaria de Saúde Estadual. Nossa intenção é fortalecer a cada dia a nossa região de saúde, por isso estamos buscando forças em várias instâncias para que, de forma organizada, nossa região possa crescer e prestar melhores serviços de saúde à nossa população”, destacou o secretário de Timon.




Outubro Rosa termina com balanço positivo em Timon


A programação da campanha Outubro Rosa, que trabalha a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, movimentou diversos profissionais da Rede de Saúde de Timon que disponibilizaram atendimentos a milhares de mulheres no município. Ao todo foram realizados 2.658 exames na cidade, com 1.836 citologias e 822 mamografias, além das inúmeras palestras e orientações disponibilizadas às usuárias do sistema de saúde.

Durante todo mês de outubro, as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) intensificaram suas atividades promovendo palestras com profissionais especializados em diversos pontos da cidade, apresentação de vídeos educativos, agendamento e realização de exames e consultas, caminhadas de mobilização a locais como Ceasa, rodas de conversa com depoimentos de pacientes que já apresentaram diagnóstico de câncer, orientações sobre o autoexame da mama, entre outras atividades.

“A prevenção é o principal alvo desse trabalho. Só podemos nos prevenir contra alguma doença quando temos as informações necessárias e esse foi o objetivo das ações: informar para combater. Assim as mulheres podem se cuidar melhor e possibilitar um diagnóstico precoce para o combate à doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial que consiste numa série de ações voltadas para a prevenção e o combate ao câncer de mama nas mulheres. Em Timon, durante todo mês de outubro, as mulheres participaram de uma extensa programação preparada especialmente para elas com o objetivo de conscientizar a importância da prevenção. Fonte: Ascom/Sems


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!