TIMON: Cemar e Apac recebem palestras do Novembro Azul

0

Com a proposta de desenvolver ações em prol da Campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando atividades em diversos locais da cidade. A finalidade é promover informação e a conscientização de toda população, principalmente dos homens, público masculino.

Na última quinta (17), os profissionais da Saúde estiveram na Companhia Energética do Maranhão (Cemar) – unidade Timon e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Timon (Apac). Os colaboradores e usuários desses locais receberam uma palestra informativa sobre  a prevenção e cuidados contra o câncer de próstata.

Durante a palestra, os participantes ficaram sabendo que o câncer não possui um sintoma definido, por isso, é importante trabalhar com a prevenção da doença. “A precaução deve ser feita não só em relação ao câncer de próstata, mas na saúde do homem como um todo”, ressaltou Oglaide Noleto, diretora da Policlínica, que é o órgão que coordena a campanha na cidade.

Na ocasião, os homens ficaram informados também sobre  temas pertinentes à saúde do homem, como o vírus do HPV, câncer de pênis e doenças sexualmente transmissíveis.

Dados da doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no Brasil e no mundo, além de ser o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele, o que representa 10% do total de cânceres. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Por esse motivo, a taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.


Em parceria, Saúde monta consultório na APAC


A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) inaugurou na manhã de quinta-feira (17) um consultório que foi montado pela Secretaria Municipal de proposta de oferecer serviços em saúde naquele local.

“O resultado dessa parceria é a oferta de vários serviços de saúde aos usuários da Apac. Esse é um trabalho de humanização e também da inserção das pessoas privadas de liberdade na sociedade. Estamos sempre juntos trabalhando e buscando mais estruturas para poder atender bem as pessoas na área da saúde. Parabéns para todos que fazem a APAC e obrigado a todos os profissionais de saúde envolvidos”, disse Marcio Sá.

Estiveram presentes na inauguração o secretário de Saúde, Marcio Sá, o promotor de Justiça, Francisco Fernando e a presidente da APAC, Socorro Machado. A Apac é uma associação preparada para oferecer assistência jurídica regularmente aos usuários da unidade, de modo que os recuperandos tenham contato constante com seus defensores no acompanhamento de seus processos. Ela tem capacidade para 70 recuperandos dos regimes fechado e semiaberto. Fonte: Ascom/Sems




Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!