BREJO: Ação do Ministério Público do MA garante van para transporte de pacientes renais

0
Entregue pela Prefeitura, no final de agosto, veículo transportará pacientes para sessões de hemodiálise em Timon


Como resultado de Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência, ajuizada, em abril de 2016, pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Prefeitura de Brejo disponibilizou, em 27 de agosto, uma van para o transporte semanal de quatro pacientes do município com insuficiência renal crônica para serem submetidos a hemodiálise em Timon.

Com a entrega do veículo pelo Município, estão sendo atendidos os pacientes Antonio Carlos Mendes de Sousa, Ildevane Paiva Almeida, Ismael Nunes de Miranda e Lucas de Santos de Sousa.

“Os pacientes são portadores de insuficiência renal crônica e é imprescindível o tratamento continuado de hemodiálise três vezes por semana porque pode haver complicações clínicas e risco de morte”, explica a promotora de justiça da comarca, Herlane Maria Fernandes de Carvalho, autora da ação.
Na manifestação, o MPMA solicitou, ainda, a garantia de estadia e alimentação para os quatro pacientes nos dias das sessões, uma vez que eles não têm condições financeiras para custear as idas semanais ao Centro de Terapia Renal de Timon.

Os pacientes estão inscritos no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas o programa não está disponível em Brejo. Desta forma, atualmente, a Secretaria de Saúde do município arca com os custos do tratamento. Fonte: CCOM-MPMA

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!