TIMON: Campanha de Vacinação Antirrábica terá Dia D neste sábado (30)

0

A Secretaria de Saúde de Timon, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ), realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica no município, com Dia D programado para o próximo sábado (30). A solenidade de abertura do Dia D será na UVZ, a partir das 8h. A meta é alcançar 100% da população de cães e gatos.

De acordo com o Kleiton Mucunam, diretor da UVZ, o trabalho acontece de bairro em bairro e também na própria unidade. E no dia D haverá diversos pontos de vacinação (escolas, postos de saúde, creches, praças, entre outros), distribuídos pela cidade.

“A campanha é extremamente importante, pois não são só os seres humanos que precisam de cuidados com a saúde, mas os animais também, uma vez que eles podem ser acometidos de doenças, como a Raiva, que pode ser transmitido ao ser humano”, comentou o secretário de Saúde, Marcio Sá.

No ato da vacinação não é preciso que o animal tenha algum documento. A orientação da Unidade de Vigilância em Saúde é que os tutores levem os cães com guias e coleiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais. A vacina é indicada para pets a partir dos três meses de vida.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. Fonte: Ascom/Sems 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!