Em sessão na Assembleia Legislativa, médico revela gastos do Estado do Piauí com acidentes

0
Médico Benjamim Pessoa Vale

O Governo do Estado do Piauí gastou, em 2016, cerca de R$ 1,6 bilhão com acidentes de trânsito, o que representa 4,26% do PIB do Estado. A informação foi passada pelo diretor da Associação Reabilitar e renomado neurocirurgião do Estado, Benjamim Pessoa Vale, durante sessão solene realizada na ALEPI na manhã desta quinta-feira (14).

A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho, e alusiva a 'Semana Neuro em Ação', evento de iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Além do dado dos gastos, Benjamim Pessoa Vale destacou o número de acidentes desse ano. “O trânsito fez 150 mortes em 2016, e neste ano, de janeiro a agosto, já fez 156 mortes”, disse.

“A educação é a premissa principal e vetor de transformação de qualquer sociedade. Estamos diante de um problema complexo. Todos os dias, observamos inúmeros sequelados adentrarem a porta do CEIR, em sua grande maioria jovens. Mas o dado mais estarrecedor é a quantidade de jovens que hoje, viraram cruzes de madeira na beira das estradas”alertou.  O médico lembrou ainda que jovens estão sendo transformador em incapazes, sustentados pela seguridade social e convocou todos os parlamentares e autoridades e ajudar a diminuir dados tão alarmantes.

O juiz federal Nazareno Reis, também presente durante a sessão solene, destacou o trabalho que realizou na cidade de Picos, dentro do direito previdenciário. “Durante uma semana, realizamos naquela cidade, cerca de 50 audiências em torno do tema acidente de trânsito. E o que me deixou mais triste foi a quantidade de jovens, sequelados, alguns amputados que foram vítimas”, disse o juiz.

No Piauí, a Semana Neuro em Ação é coordenada no Piauí pela Associação Reabilitar, que atua com o Projeto Pense Bem Trauma, e pela Sociedade Piauiense de Neurocirurgia, contando com a participação de ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares. A programação conta com palestras em escolas e faculdades da capital, além da distribuição de folders e stands em locais públicos.

Secretário de Saúde parabeniza Sociedade Piauiense de Neurologia

O secretário estadual de saúde, Florentino Alves Neto, subiu a tribuna da Assembleia Legislativo para parabenizar a Sociedade Piauiense de Neurologia pela realização da “Semana Neuro em Ação”, lançada na última segunda-feira (11) no CEIR.

“Durante a abertura desse grande evento, presenciamos a sociedade civil organizada e a Sociedade Piauiense de Neurologia reunida em torno de um tema que é de extrema importância, que é a conscientização de todos com relação ao trauma, oriundos principalmente dos acidentes de trânsito. Acredito que essa Semana Neuro em Ação, vai nos ajudar a conscientizar nossos jovens e crianças da importância da segurança no trânsito. Temos que reconhecer a ação da Sociedade Piauiense de Neurologia pelo compromisso social dessa instituição para com o povo do Piauí”, disse Florentino Alves Neto.

O presidente da Academia Piauiense de Medicina, Dr. Itamar Costa, também presente na sessão solene, também destacou a atuação Sociedade Piauiense de Neurologia, da Associação Reabilitar e do CEIR. “Estas instituições têm contribuído diariamente para a construção de consciência de cidadania em nosso Estado. Hoje temos uma realidade que pode ser dividida em antes e depois do CEIR e que nos faz enxergar que, cada um, fazendo a sua parte, os dias e a nossa sociedade será melhor”, disse Itamar Costa.

A sessão solene foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho, e alusiva a 'Semana Neuro em Ação', evento de iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e tem como intuito a conscientização em massa quanto aos perigos de hábitos cotidianos, como: o uso do aparelho celular à direção; o mergulho em águas rasas e as más posturas corporais.  Fonte: Alepi

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!