PI: Sindjor realiza X Encontro Estadual de Jornalistas em Teresina

0
Jornalista Domingos Meireles, repórter investigativo 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí realiza de hoje (sexta-feira), dia 15, às 19h,  até domingo, dia 16 de setembro, o X Encontro Estadual de Jornalistas.

O repórter Domingos Meireles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a jornalista Beth Costa, ex-presidente da Fenaj e ex-secretária-geral da Federação Internacional de Jornalistas farão palestras no evento.

Com uma programação recheada de enfoques sobre os mais variados temas, o X Encontro Estadual de Jornalistas tem como objetivo maior a valorização da atividade jornalística, com ênfase em palestras sobre temas da atualidade, tendo como eixo central “A Importância do Jornalismo para a Democracia”.

Logo no primeiro dia do evento acontecerá o lançamento do Caderno de Comunicação em homenagem ao fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, José Araújo Mesquita, o Mesquitinha, relançamento do livro História da Imprensa do Piauí, de Celso Pinheiro Filho, em edição atualizada e ampliada, e entrega de diplomas do Mérito Jornalístico, a personalidades que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento da Imprensa local.

No sábado, 16, haverá uma série de palestras, a começar pela jornalista paulistana Ana Cláudia Mielke, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil, que falará sobre “Comunicação e Democracia”.

Logo em seguida, será apresentada a palestra da jornalista e professora piauiense Daiane Rufino, que falará sobre o “Jornalismo Político de Carlos Castelo Branco”, ocasião em que será lançado o livro de sua autoria, com o título “Carlos Castelo Branco, o comentarista paradigmático da imprensa brasileira”, com apresentação de Zózimo Tavares.

Ainda na manhã de sábado, a ex-presidente da Federação Nacional de Jornalistas e ex-secretária-geral da Federação Internacional de Jornalistas, Beth Costa, abordará o tema que é o eixo central do evento – "A Importância do Jornalismo ara a Democracia.”

Na parte da tarde o professor da UFPI Fábio Leonardo Castelo Branco falará sobre o “Jornalismo contracultural de Torquato Neto”, quando será apresentado filme com depoimentos sobre o saudoso poeta e jornalista piauiense.

A palestra seguinte, “Democratização da Comunicação”, será ficará a cargo da jornalista Renata Vicentini Miele, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, que será sucedida pelo deputado estadual piauiense e radialista Gessivaldo Isaías, falará sobre o “Papel da mídia na questão da adoção”, tendo como debatedor o jornalista Francisco Magalhães.

Fechando a programação, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Domingos Meireles, falará sobre “Perspectivas do Jornalismo Brasileiro diante da Revolução Digital e da Reforma Trabalhista”.

As inscrições para o X Encontro Estadual de Jornalistas, evento aberto a jornalistas, estudantes de Comunicação Social e profissionais de outras áreas interessados nos temas que serão abordados. Os interessados devem procurar a sede do Sindicato dos Jornalistas, situado à Rua Desembargador Freitas – 1542/Centro, e maiores informações podem ser fornecidas pelo telefone 3223.6388.

O evento será realizado no Auditório Jornalista Deoclécio Dantas, do SENAC, na Av. Campos Sales, 1111, centro de Teresina, por trás do Liceu Piauiense. (Com informações do Portal AZ). 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!