TIMON: Avaliadores do PMAQ visitam unidades de Saúde

0

O município de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio da coordenação da Estratégia Saúde da Família, aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), em quase sua totalidade, nas 56 equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando uma melhor assistência a população.

O programa objetiva incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. 

Para acompanhar o desenvolvimento do programa, uma equipe de avaliadores do PMAQ está no município, visitando as unidades para averiguar as condições de acesso e de qualidade do município e das equipes de Atenção Básica participante do PMAQ. Nesta última segunda (11), os profissionais foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

“Estamos recebendo a equipe do PMAQ, que realizam esta avaliação externa nas UBS do município, desenvolvendo um conjunto de ações que busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica”, disse o gestor municipal de Saúde.

A coordenadora da Atenção Básica, Laiana Sousa, acrescentou que este processo de avaliação também possibilita reforçar práticas de cuidado, gestão e educação. “Esse trabalho fortalece as ações e estratégias da gestão do SUS, que qualificam as condições e relações de trabalho e buscam apoiar tanto o desenvolvimento do processo de trabalho das equipes quanto dos próprios trabalhadores. Após toda avaliação externa, que resultará na certificação das equipes, as mesmas serão coordenadas de forma tripartite pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS)”, explicou a coordenadora.

A equipe de avaliadores visitará as 56 equipes da ESF, conforme cronograma planejado.  Fonte: Ascom/Sems 



   

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!