Plano do Programa Saúde na Escola 2018 é apresentado em Timon

0

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), no município de Timon, a solenidade de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE), um projeto do Governo Federal que visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reunindo autoridades das áreas com a proposta de discutir sobre a melhoria da qualidade de vida da população, tendo como base essa articulação (Escola e Unidade Básica de Saúde) no enfrentamento de vulnerabilidade, afim de ampliar as ações de saúde para estudantes da Rede Pública de Educação Básica.

O secretário de Saúde, Marcio Sá, durante discurso, falou sobre a importância do programa, que trabalha a prevenção da Saúde dentro das escolas, tendo os estudantes como multiplicadores no meio de seus familiares.

Secretário de Saúde, Márcio Sá, durante o seu discurso

“O PSE, sem dúvida alguma, é um programa de extrema importância no meio educacional, já que trabalha a prevenção em Saúde entre os alunos que serão porta vozes de bons hábitos dentro de casa, resultando na melhoria de saúde dos educandos e reduzindo, desta forma, a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde”, explicou o gestor.

Secretária de Educação, Dinair Veloso, ao microfone 

As ações de Saúde e Educação do PSE ocorrem nos territórios pactuados entre os gestores municipais, definidos segundo a área de abrangência das Equipes de Saúde da Família (ESF). “A gestão municipal tem aderido a todos os programas e projetos importantes para a cidade, mas o mais importante não é somente aderir aos programas, é fazer com que eles efetivamente aconteçam e eles só acontecem se todos que fazem a Saúde e a Educação abraçarem estes programas. Então o PSE tem a finalidade de fazer um trabalho preventivo e temos a felicidade de termos parceiros como a Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, além de todos os órgãos municipais que apoiam nossas ações”, pontuou a gestora municipal de Educação, Dinair Veloso.

Ao todo, em Timon, são 47 escolas pactuadas. Neste ano, quinze novas unidades de ensino serão beneficiadas com as ações do programa. O público beneficiado do PSE são estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de Educação e de Saúde, comunidade escolar e de forma mais ampliada, estudantes da Rede Federal, Educação Profissional, Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).Fonte: Ascom/Sems 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!