Ao comentar resultado do Ideb, Wellington lembra avanços na educação do Piauí

0
Governador Wellington Dias com estudantes 

Ao comemorar o crescimento de duas posições do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governador e candidato à reeleição Wellington Dias (coligação “A vitória com a força do povo”) lembrou dos avanços que a educação piauiense teve em seus três governos. “Pela minha história de vida, sei que a educação é capaz de mudar a vida de uma pessoa, uma família, um Estado como Piauí e um país como o Brasil”, afirmou.

O Piauí alcançou 5,5 no Ideb 2017, divulgado ontem pelo MEC. Na avaliação anterior, em 2015, o Piauí havia alcançado nota 4,6. Ou seja, houve o crescimento de quase 1 ponto, o que levou a ficarmos à frente de 11 estados.  O Ideb é o principal indicador que avalia o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

O resultado positivo, de acordo com o governador, tem a ver com as ações que foram implantadas em 2003, ainda em seu primeiro mandato.  "O Piauí era o patinho feio do Brasil, entrou no século XXI com mais de um milhão de pessoas analfabetas. Eram 32% quando assumi o governo em 2003 e agora devemos estar abaixo de 16% da população com mais de 15 anos”, comemorou o petista, cabeça de chapa da coligação “A vitória com a força do povo”.

Wellington reconhece que os avanços na educação não são frutos de apenas um líder ou partido isolado, mas de todos os que participaram para ajudar. “Começo por cada aluno que dá um duro danado. Os pais e parentes/pessoas que apoiam os estudantes, professores e servidores da educação, diretores e diretoras em especial. Equipes da Fundação Lemann e Instituto Unibanco que nos ajudam a melhorar o aprendizado em matemática e português”, enumera.

Algumas escolas do Piauí ficaram bem acima da média do estado de 5,5, como colégios estaduais de Piracuruca e Campo Maior, destaques com pontuação de 7,6 e 6,9, respectivamente. Além disso o Piauí é um dos Estados que já possuem escolas com IDEB acima de 5.2 no ensino médio.

De acordo com Wellington, o Piauí foi destaque por conseguir acelerar o aprendizado e ficar entre os estados com o maior ganho de aprendizagem. “ Iniciamos ações específicas como o Mais Aprendizagem, que tem dentro do seu pacote de trabalho o Mais Matemática, que desde 2017 já está implementado na rede e a aceleração de aprendizagem em Português, que foi lançando em 2018. Parcerias importantes como as executadas com a Fundação Lemann e Instituto Unibanco, que ajudam a agregar valor para a gestão escolar, contribuem para o avanço da aprendizagem. ”, disse o candidato.

A Unidade Escolar Professora Adamir Leal, localizada no bairro Dirceu, é um dos exemplos de que a educação pública estadual do Piauí tem avançado de forma constante no crescimento dos índices educacionais. De 5.4, a escola deu um grande salto e atingiu a nota 7,0.

Para chegar a esse resultado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolveu vários projetos ao longo dos últimos anos que estimularam o interesse, raciocino lógico, a curiosidade e a investigação. Um deles foi o Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações em que a rede conta com formação continuada dos professores.

E o Piauí terá nos próximos dias um crédito do antigo FUNDEF que o governo federal deve ao estado, que já ganhou a ação no STF e está na fase de cálculo, devendo chegar a R$ 2 bilhões. “E vou investir em educação para melhorar as estruturas que falta, prédios adequados e bonitos, equipamentos, energia e internet, laboratórios, ar condicionado... tudo do bom e do melhor e, principalmente, vou investir mais ainda nas pessoas. Mais saber e valorização do magistério”, concluiu. Fonte: Ascom Wellington Dias 2018 


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!