Saúde realiza ações da campanha contra a hanseníase em Timon

0


A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS) está realizando ações voltadas para a Campanha Janeiro Roxo, que trata de orientações sobre a Hanseníase. Uma das ações foi realizada na Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Mateuzinho. Na ocasião, foi realizada uma mobilização educativa e a entrega de panfletos ilustrativos sobre: o que é a doença, transmissão, sintomas e tratamentos da hanseníase.

“A hanseníase é uma questão de saúde pública e a melhor forma de prevenção é a informação. As atividades feitas foram pautadas nisso, quanto mais informação, mais adesão ao tratamento, prevenção de contatos e consequentemente diminuição do número de casos no município”, disse a Enfermeira da Secretaria de Saúde de Timon, Laryssa Fonseca.

A hanseníase é uma doença transmissível que acontece principalmente na pele e nervos periféricos, pode atingir rosto, olhos, orelhas e nariz, braços, mãos, pernas e pés. A transmissão se dá por meio de convivência próxima e prolongada com o doente. O diagnóstico é feito pelo médico e envolve a avaliação clínica dermatoneurológica do paciente.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses a um ano. O tratamento é eficaz e cura. A prevenção é ter hábitos saudáveis, alimentação adequada, higiene, evitar o álcool e praticar atividade física. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são as formas corretas de eliminar a Hanseníase. Fonte: Ascom/Sems 



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!