Câmara de Timon: destaques da sessão desta segunda-feira (18)

0


A sessão planária da Câmara Municipal de Timon desta segunda-feira (18), presidida pelo vereador Ramon Júnior, vice presidente da Casa, foi marcada pela aprovação do projeto de Lei Nº 033/2018, de autoria do vereador Uilma Resende, que dispõe sobre medidas de prevenção e de combate ao assédio sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo no município de Timon.

O parlamentar destacou a importância do combate ao assédio dentro do transporte coletivo e pontuou que uma das ações a serem tomadas seria que as empresas dessem o treinamento adequado aos seus funcionários para que eles saibam agir caso aconteça assédio dentro do transporte coletivo. Outra ação apresentada pelo parlamentar seria a implantação de cartazes informativos em todos os coletivos que atuam em Timon, com informações e telefones de órgãos a serem acionados em casos de assédio.

A vereadora Cláudia Regina também apresentou um projeto de lei, Nº 140/2017, voltado para a defesa da mulher, que, no caso, age na área de prevenção. O projeto da vereadora estabelece a criação da Semana de Mobilização e Conscientização sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da rede municipal de ensino de Timon, com o objetivo de instigar nas crianças a ideia da igualdade de direitos e o respeito entre homens e mulheres, para combater a violência contra a mulher.

Outros destaques da sessão desta segunda-feira foram: o requerimento do vereador Kaká do Frigosá, que solicita ao poder público municipal a recuperação da estrada do povoado Roncador; os requerimentos do vereador Ivan do Saborear, para que seja encaminhado expediente ao Governo do Estado do Maranhão solicitando informações sobre o andamento do processo de construção das pontes na estrada MA 040, entre os municípios de Timon e Matões, e para que a prefeitura municipal de Timon realize a recuperação asfáltica da rua 13 no Bairro Vila do Bec.

O vereador Ivan do Saborear fez ainda uma indicação para que a prefeitura municipal de Timon realize a pavimentação asfáltica das Ruas 11, 12, 13, 14, 15 e 18 entre a avenida Luiz Firmino de Sousa (Av. do Hospital) e a rua Tenente Antônio Correia da Silva (rua Cem), beneficiando os bairros São Benedito, Parque Piauí I e Parque Piauí II. Após a discussão em plenário, o vereador solicitou para que fossem incluídas ainda as ruas 19 e 20 para que as mesmas também recebam a pavimentação asfáltica e que no pedido de indicação seja acrescentado os nomes dos vereadores Francisco Torres, Cláudia Regina, Juarez Morais e Antunes Macêdo, como autores da indicação.

O vereador Francisco Torres foi autor de indicações ao Poder Executivo Municipal para que o mesmo verifique a necessidade de que seja feita a recuperação da estrada vicinal do povoado Água Limpa até o povoado Ponte, passando pelo povoado Barraca. Além disso, Torres também fez indicação para que, com urgência, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura verifique a necessidade de pavimentação asfáltica da rua 80 do Bairro Parque Piauí, no trecho que vai da BR-316 até a rua 17.

O vereador Uilma Resende apresentou ainda requerimento para que fosse aprovada Moção de Louvor ao Colégio Militar Tiradentes V, justificando a mesma pelos resultados de diversas aprovações dos alunos em vestibulares de Universidades Públicas. Os demais vereadores aprovaram a Moção de Louvor, mas fizeram ressalvas quanto ao valor que os alunos têm de pagar para comprar os uniformes da escola. Ao final da discussão o vereador Uilma Resende solicitou que a Moção fosse colocada como autoria da Câmara Municipal, já que todos os vereadores concordaram com a proposta e que além disso, fosse acrescentada Moção também para a Escola Militar 2 de Julho (Escola de Bombeiros Militar de Timon).

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!