Câmara de Timon: destaques da sessão desta quarta-feira (20)

0
Vereadores no Plenário da Câmara de Timon 

A Câmara Municipal de Timon, na sessão desta quarta-feira, 20, comandada pelo presidente Helber Guimarães, foi marcada pela indicação das mulheres a serem homenageadas com o Título de Mulher Timonense, feita pela vereadora Cláudia Regina, e pelas indicações do vereador Vavá, para que o Governo do Estado do Maranhão instale no Parque Empresarial de Timon diversos equipamentos que reforcem a geração de emprego e renda no município.

A vereadora Cláudia Regina fez a indicação de cinco mulheres para receberem o Título de Mulher Timonense, em sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, a ser realizada no plenário da Casa, no dia 09 de março, às 09h. As homenageadas pela Casa serão: Betânia da Silva Sousa, Antônia Barros da Silva, Cleonilda Alves da Silva Costa, Ana Raquel Costa Pinheiro e Amarias Alves da Silva.

O vereador Vavá apresentou quatro indicações, uma para que a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura realize a pavimentação asfáltica do Beco 06, entre as ruas 80 e 90, no Centro Operário, já as outras três indicações são direcionadas ao Governo do Estado e relacionadas ao Parque Empresarial de Timon, no sentido de instalar um terminal de petróleo, um porto seco e uma estação rodoferroviária. O parlamentar informou que a ideia para as indicações sugiram após conversas com o comunicador Nilson Sá e destacou a localização privilegiada do Polo, que fica na margem de uma BR e ao lado de um aeroporto, de uma ferrovia e de um rio navegável.

As indicações do vereador Vavá relacionadas ao Parque Empresarial geraram debate entre os parlamentares. O vereador Juarez Morais afirmou que o Polo Empresarial está abandonado pelo Governo do Estado. O vereador Ivan do Saborear criticou o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, e afirmou que "as empresas não estão vindo pra cá por falta de apoio do secretário". Já o vereador Jair Mayner sugeriu que os vereadores de Timon formem uma comissão e marquem uma audiência com o secretário para discutir a situação do Polo Empresarial. Já os vereadores José Carlos Assunção, Celso Tacoani e Uilma Resende ressaltaram que a dificuldade em atrair empresas para o Polo estaria diretamente ligada ao momento econômico do país.

O vereador Ramon Júnior protocolou pedidos de providências ao Poder Executivo Municipal, para que seja reestabelecida a iluminação pública e seja feita a limpeza no campo do Gilmar, no bairro Parque Alvorada, para a recuperação da pavimentação nas ruas do Residencial Novo Tempo e para que, através do Programa Mais Asfalto, seja feita a recuperação asfáltica da rua 09, do bairro Joaquim Pedreira, em toda a sua extensão. O vereador solicitou ainda que seja reestabelecida a iluminação pública do Bairro Planalto Boa Esperança.

O vereador Ivan do Saborear apresentou requerimento para que a Câmara Municipal de Timon realize uma audiência pública com a finalidade de debater a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. O vereador Ivan solicitou à Mesa Diretora que ao pedido fosse acrescentado ainda os nomes dos vereadores Coca do Matapasto e Jair Mayner.

O vereador Uilma Resende fez um pedido de providências para que a prefeitura municipal faça a instalação de iluminação pública na Praça localizada no bairro Matheuzinho, na rua Uirapuru no cruzamento com a rua 30, ao lado da igreja católica. O parlamentar solicitou ainda que os nomes dos vereadores Celso Tacoani e Chagas Cigarreiro fossem acrescentados ao pedido de providências.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!