Reunião discute situação da UPR Jorge Viera de Timon

0
Reunião discute situação do Presídio Regional de Timon

Presídio Regional de Timon foi tema de reunião

Foi realizada na última segunda-feira (18), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, uma reunião para discutir uma série de problemas enfrentados pelo sistema prisional em Timon.

Coordenado pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o encontro contou com a presença do subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Francisco das Chagas Barros de Sousa; dos promotores de justiça Francisco Fernando de Morais Meneses Filho (3ª Promotoria Criminal de Timon) e Fernando Antônio Berniz Aragão (2ª Promotoria Criminal); do secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira; e do deputado estadual Rafael Leitoa.

O primeiro tema discutido foi o relatório da empresa Águas de Timon que apontou a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia Coli na água fornecida ao Presídio Regional de Timon. O secretário Murilo Andrade afirmou que o problema será resolvido em até 30 dias, com a instalação de um filtro para inserção de partículas de cloro na água. Além disso, a Seap providenciará análises da água antes e depois da instalação do equipamento.

O titular da Seap também informou, durante a reunião, que será instalada uma Unidade Básica de Saúde no Presídio Regional de Timon. Os equipamentos já foram adquiridos, estando pendente somente a chegada de uma máquina que integra o sistema de esterilização.

Os promotores de justiça também trouxeram à discussão a importância de se voltar a utilizar a classificação de risco para a condução de presos às audiências. A medida permitiria a promotores e juízes a tomada de precauções necessárias, como a determinação de que o custodiado permaneça algemado durante a oitiva. O secretário de Estado comprometeu-se a, em até 30 dias, adotar o formulário de classificação de risco.

Sobre os Processos Disciplinares Internos, a Seap se comprometeu a enviar mais Especialistas Penitenciários Jurídicos para atuarem em Timon.

Unidade Prisional Regional Jorge Viera - Timon-MA

FLORES

O calor extremo por conta da incidência de raios solares no setor Flores, que abriga mulheres na Unidade Penitenciária Regional de Timon (UPR-Timon), também foi debatido. Em determinados horários, as presas chegam a ser retiradas das celas para se proteger em local com sombra.

Murilo Andrade se comprometeu a iniciar obras para dar maior proteção contra os raios solares ao setor Flores, em até 120 dias. Enquanto isso, as detentas serão retiradas das celas no período vespertino para a realização de trabalhos externos ou alojadas em outros recintos.

Outro problema enfrentado pela UPR é a falta de gerador de energia. Há na unidade um gerador antigo e um novo, alugado, mas nenhum está funcionando. O titular da Seap afirmou que enviará um técnico a Timon para verificar a situação e solucionar o problema do grupo gerador em até 15 dias.

Outra demanda apresentada foi a de construção de um recinto para apreensão de adolescentes no Fórum de Timon, para que aguardem a realização das audiências em processos por atos infracionais. Embora o tema não seja da alçada da Seap, o secretário afirmou que pode contribuir com material, inclusive grades, para a construção de dois espaços, um masculino e um feminino. O deputado Rafael Leitoa também se comprometeu a viabilizar serviços e material para as obras.

Durante a reunião, o secretário de Administração Penitenciária tomou conhecimento que drogas estão sendo inseridas na UPR Jorge Vieira por familiares, mulheres e companheiras de detentos, por falta de controle no acesso aos recintos de visitas íntimas. Sobre esse ponto, Murilo Andrade garantiu que enviará um engenheiro à unidade prisional, em até 20 dias, para fazer os levantamentos técnicos necessários a apresentar solução para o problema.

Por fim, o titular da Seap assumiu o compromisso de inaugurar a Casa do Albergado de Timon, que funcionará próximo à UPR Jorge Vieira, em trinta dias.

(As informações são do MPMA)



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!