Desgaste de Alcolumbre atrapalha Maia em seus planos de poder

0
Por Samanta Sallum, do Congresso em Foco


Na direita da foto, Davi Alcolumbre, presidente do Senado; e na esquerda Rodrigo Maia, presidente da Câmara [Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados]

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, aposta que pode ser o grande líder de Centro. Criou uma forte agenda social aliado à deputada Tábata Amaral (PDT-SP) - jovem fenômeno eleitoral - para alargar espaços políticos. Mas o plano de expansão de poder passa ainda por aprovar emenda que permite a sua reeleição como presidente da Câmara.

No entanto, seria necessário que o Senado também concordasse com a proposta, fazendo o mesmo movimento na Casa, para que seja uma decisão conjunta e não apenas de Maia. O obstáculo agora está na impopularidade do colega do DEM, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Enquanto Maia tem força e popularidade na Câmara para fazer passar o projeto de emenda, Alcolumbre no Senado está desgastado. O senador não tem a simpatia dos pares mais jovens - um dos motivos é o engavetamento da CPI da Lava Toga - e também não é respeitado pelos senadores mais velhos. Vários já querem seu lugar daqui a um ano.

Se o cenário no Senado continuar assim, Maia já teria avaliado que não seria estratégico insistir com a emenda da reeleição só na Câmara, o que lhe causaria desgaste. Maia, na prática, quer dividir essa conta com Alcolumbre e tem esperanças de que o colega de partido consiga reverter isso nos próximos meses, em tempo de aprovar a emenda e os dois concorrerem à reeleição.

Como a mudança só pode ser feita por meio de uma proposta de emenda constitucional (PEC), é necessária a aprovação das duas casas.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!