Número de assassinatos durante motim da PM no Ceará chega a 88; batalhões seguem ocupados

0
Ao menos 15 desses casos ocorreram na Grande Fortaleza, que é patrulhada pelo Exército desde a tarde de sexta-feira. Paralisação chega ao 5º dia.

Por G1 CE


Duas irmãs foram mortas na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, na noite desta sexta-feira (21). Crime acontece em meio à paralisação de policiais. — Foto: Rafaela Duarte/SVM

Com mais 37 mortes em um intervalo de 24 horas, sobe para 88 o número de assassinatos durante o motim da Polícia Militar do Ceará, informou o governo do estado. Os dados se referem ao período entre a meia noite de quarta-feira (19) e 23h59 de sexta-feira (21), mas a paralisação dos agentes teve início ainda na noite de terça (18). Esse é o período mais violento registrado em meio à crise na segurança no Ceará. Neste sábado (22), quinto dia de motim, pelo menos sete batalhões na Grande Fortaleza e no interior seguem fechados e com pessoas amotinadas.

Desde terça, homens encapuzados que se identificam como agentes de segurança do Ceará invadiram quarteis e depredaram e esvaziaram pneus de veículos da polícia. Policiais militares reivindicam aumento salarial acima do proposto pelo governador Camilo Santana.

Os números anteriores da Secretaria da Segurança do Ceará (SSPDS), referentes ao período entre 6h de quarta-feira e 6h de sexta-feira, apontavam 51 homicídios.

Segundo um levantamento do G1 com delegacias e policiais que atenderam às ocorrências, 15 das 37 mortes registradas nas últimas 24 horas ocorreram em Fortaleza e na região metropolitana, que estão sendo patrulhadas por tropas do Exército. Agentes da Força Nacional também já estão no estado para conter a crise após o motim de parte dos policiais militares.

Em Fortaleza, no Bairro Montese, duas pessoas armadas foram mortas a tiros quando tentavam assaltar um policial à paisana, em um posto de gasolina, na noite de sexta-feira. O agente estava dentro do carro com a família no momento da abordagem. Os suspeitos ordenaram que os passageiros saíssem do veículo, mas foram atingidos por disparos feitos pelo policial.

Na cidade de Pacatuba, na Grande Fortaleza, duas irmãs foram mortas na calçada de casa, por dois homens em uma motocicleta, também na noite de sexta-feira. As vítimas tentaram fugir, mas foram perseguidas pelos suspeitos e tombaram sem vida no quintal da residência.

Violência no Ceará

De acordo com os dados do Monitor da Violência do G1, mesmo com a redução de 50% no número de crimes violentos entre 2018 e 2019, o Ceará ainda registrou 2.235 assassinatos no ano passado.

Os 88 homicídios contabilizados em apenas três dias deste mês já equivalem a 53% do total registrado em fevereiro de 2019, quando ocorreram 1.364 mortes no estado.


Carros das forças de segurança do Ceará continuam com pneus furados ao redor do 18º Batalhão da Polícia Militar. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

167 policiais afastados

O governo do Ceará afastou, neste sábado, 167 policiais militares que participam da paralisação. O afastamento dos envolvidos no motim deve durar 120 dias e os agentes já serão retirados da folha de pagamento do governo a partir deste mês.

A abertura de processos disciplinares contra os militares afastados ocorrerá de duas formas. A primeira envolve os inquéritos militares, cujo julgamento acontecerá na Justiça Militar. O segundo consiste no procedimento administrativo disciplinar realizado pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Batalhões fechados

Batalhões da Polícia Militar seguem ocupados em várias regiões do estado. Pelo menos sete unidades estavam bloqueadas até a manhã deste sábado (22). Na noite de sexta-feira (21), um carro da polícia foi alvo de tiros.

Em Fortaleza, um dos primeiros a registrar motim, o 18º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Antônio Bezerra, está rodeado de carros da polícia com pneus esvaziados nesta manhã, e há policiais e familiares ocupando a unidade. No 16° Batalhão, no Bairro Messejana, a unidade segue fechada e cerca de 23 viaturas estavam no pátio. O 17º Batalhão, no Bairro Conjunto Ceará, segue com carros da polícia fazendo o bloqueio de duas entradas.

Na Grande Fortaleza, o 12º Batalhão, na cidade de Caucaia, tem cerca de 30 carros da corporação parados e movimentação de policiais paralisados na rua. No 14° Batalhão, localizado em Maracanaú, cerca de 30 veículos permaneciam ao redor da unidade com pneus furados ou secos.

Na cidade de Sobral, na região norte do estado, a base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) segue com homens encapuzados amotinados. No município de Iguatu, 18 carros da polícia estão parados bloqueando a entrada do 10º Batalhão.

Em Juazeiro do Norte, na região do Cariri do Ceará, PMs do 2º Batalhão se concentram no estacionamento do Vapt-Vupt da cidade.

Outros 150 agentes da Força Nacional devem chegar ao Ceará neste fim de semana, segundo o comandante de 10ª região militar, Fernando da Cunha Mattos. As Forças Armadas atuam, principalmente, no patrulhamento em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza desde a manhã desta sexta, e o envio para o interior vai depender da necessidade, segundo o Exército.


Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!