sábado, 28 de março de 2020

Governo do PI registra óbito de Covid-19 e intensifica monitoramento de municípios com casos confirmados da doença

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, os protocolos definidos orientam o isolamento domiciliar

Prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de São José do Divino e Prefeitura de Piracuruca, está monitorando os familiares e as pessoas que tiveram contato recente com o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, que faleceu na última quinta-feira (27) e teve resultado positivo em seu exame para Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, os protocolos definidos orientam o isolamento domiciliar, observando o surgimento ou não dos sintomas. Ele informa que a Sesapi já está trabalhando em conjunto e mantendo contato com as prefeituras e com a gerência regional de Parnaíba, onde também foi confirmado um caso da doença.

“Estamos analisando a nova configuração de casos no nosso Estado, já que temos um caso novo em Parnaíba e o caso de São José do Divino. Sabendo disso, estamos desenvolvendo ações com as prefeituras dos municípios e com a gerência regional de Parnaíba e estamos cumprindo o que estabelece nosso plano de contingência. Este trabalho em conjunto e de monitoramento é essencial para contermos a proliferação do vírus e o surgimento de mais casos no nosso Piauí”, destacou o Secretário Florentino Neto.

Para o infectologista e diretor do Hospital Natan Portella, Dr. José Noronha, o registro do 1° óbito não modifica os protocolos que já haviam sido estabelecidos na rede de assistência à saúde. “Nós sabíamos que este momento poderia chegar e os protocolos estabelecidos possuem os procedimentos adequados para a situação. Dessa forma, não haverá modificação nestes protocolos. No entanto, é importante reforçarmos com a população a importância dos cuidados que já vinham sendo tomados, seja como hábitos de higiene ou nas medidas de isolamento social que foram adotadas”, enfatizou.

Noronha reforça ainda que a medida de isolamento é uma forma de proteção para todos. “Fora o isolamento das pessoas, aqueles que tiveram contato com alguém que testou positivo para o Covid-19 precisam, além de se isolarem, observarem o surgimento ou não dos sintomas. Caso os sintomas apareçam, é importante ampliar a hidratação. Com febre persistente por mais de 24h associada ou não a falta de ar, a pessoa deve procurar o serviço de saúde”, informou o Dr. José Noronha.

Atualmente, o Piauí possui 11 casos confirmados da doença e mais 199 casos suspeitos aguardando a realização dos testes e o resultado de exames. Ao todo já foram descartados 221 casos no estado. (Com informações do Governo do Piauí). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário