sexta-feira, 13 de março de 2020

Prefeitura de Timon elabora plano estratégico para enfrentamento do Coronavírus

Não há casos suspeitos da doença em Timon, mas a Secretaria de Saúde do município já se prepara contra a doença


A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), está alinhada com o Governo do Estado sobre as medidas tomadas no Maranhão em razão do Coronavírus. Na próxima semana, o município, que já recebeu todas as orientações da Secretaria de Saúde do Estado, estará repassando aos profissionais de saúde da rede pública e privada de Timon o plano de contingência do vírus. Os profissionais de saúde devem passar por um treinamento para saberem como proceder no atendimento a casos suspeitos da doença. 

De acordo com a Clayre Anne, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Timon, o plano de contingenciamento já está sendo elaborado. “Estamos nos organizando e elaborando um fluxograma de atuação> Vamos definir quais UBS e unidades de saúde de Timon vão receber o paciente suspeito do Coronavírus, pois vamos realizar a coleta de exame e enviar para o Lacen, em São Luís, isso caso surja algum paciente suspeito, pois somente três laboratórios no Brasil são conveniados para realizarem a confirmação do vírus. Até agora, Timon não notificou nenhum caso suspeito da doença. Então, na próxima semana, vamos convocar os profissionais de saúde e da educação para repassar como serão os procedimentos e o manejo clínico de casos suspeitos”.

 A Secretaria Municipal de Saúde também vai realizar ações de sensibilização junto à população com a distribuição de panfletos informativos e ainda preparar os profissionais para dar esclarecimentos e orientações de como se proteger do contágio. O Coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. O contágio pode acontecer através do ar, no aperto de mão, beijo e abraço. A orientação é evitar locais com muita aglomeração, lavar as mãos e fazer uso do álcool em gel. Fonte: Ascom/SEMS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário