quarta-feira, 12 de maio de 2021

Abastecimento de água fica temporariamente paralisado em 80% da cidade de Teresina neste domingo (16)

A empresa Águas de Teresina realizará manutenção programada e, com isso, a capital ficará sem água nas torneiras

Foto: Reprodução/Águas de Teresina 


Para promover melhorias no sistema de abastecimento, a Águas de Teresina realizará neste domingo (16) uma parada programada no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA-Sul), a partir de meio dia. Serão realizadas obras de modernização das instalações elétricas da unidade, implantação de novos painéis de acionamentos, manutenção no sistema de proteção hidráulica da adutora de água Tratada da ETA, bem como melhorias na rede de abastecimento de água, com a implantação de novas válvulas para manutenção de rede e a instalação de um novo sistema de bombeamento do Jóquei para o Planalto Uruguai. O serviço será finalizado meia noite, com retorno gradativo do abastecimento de água.

Por se tratar de várias intervenções complexas, que demandam a interrupção no abastecimento de água afetando 80% da cidade, a Águas de Teresina estava aguardando o período mais apropriado para realizar o serviço. Agora, com o atual cenário, em que o estado do Piauí conseguiu zerar a fila de espera por leitos para Covid-19 em todo o seu território, a concessionária realizará a manutenção corretiva.

A concessionária recomenda que a população reserve água e utilize o recurso de forma moderada durante o período, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais. Logo após a execução dos serviços, o funcionamento da rede será restabelecido imediatamente. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade.

O trabalho integra o plano de requalificação e modernização do sistema de abastecimento da capital, cujo objetivo é otimizar a distribuição de água tratada e reduzir desperdícios. Nos três primeiros anos de atuação, a empresa já conseguiu reduzir de 64,1% para 43,94% as perdas de água tratada. A meta contratual é chegar aos 25% até 2027.

A população tem sido um importante parceiro nesse processo ao fazer comunicados sobre os vazamentos a partir dos canais oficiais de atendimento da concessionária. Em casos como estes, as pessoas podem ligar gratuitamente para 0800 223 2000 ou 115. A Águas de Teresina também dispõe de número de WhatsApp (98124-3199) e do aplicativo Águas App, disponível para celulares Android e IOS. (CCom/Governo do Piauí) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário