Caem em 19% casos de Covid em Teresina, divulga COE, da FMS

0

Esses dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Foto: Ascom/FMS

Teresina está com índices em quedas relativas à Covid-19 na 23ª Semana Epidemiológica, de 6 a 12 deste junho, em relação à 22ª Semana Epidemiológica de 30/05 a 5/6. Conforme os indicadores, caíram em 24% os casos de síndromes gripais e em 19% os casos confirmados de Covid-19 em Teresina.

As internações por síndrome respiratória grave caíram 19%, os óbitos em 18% e permaneceram estáveis em 24% as solicitações do exame RT-PCR para diagnosticar casos de Covid-19.

Esses dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina analisados com base nos atendimentos realizados em Teresina. Em relação à média móvel de sete dias, a taxa de transmissão com o R0 (transmissibilidade do agente infeccioso) dos casos confirmados foi de 0,89, na 22ª semana epidemiológica, e caiu para 0,78 na 23ª semana. No caso do R0 atendimentos por síndromes gripais a queda foi de 0,95 para 0,81 no mesmo período.

O infectologista e coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, analisa que essas reduções são provocadas por vários aspectos como a quantidade de pessoas que já se vacinaram e a quantidade de infectados. “Diante de uma boa notícia de redução de casos, internações e óbitos é preciso manter cautela e todas as medidas de prevenção evitando aglomeração, uso da máscara facial e higienização das mãos”.

O médico alerta que a Covid-19 é uma doença imprevisível e possível de ter outra onda e que toda cautela é necessária.

Postos de vacinação contra a Covid-19 terão música ao vivo 

Foto: Ascom/FMC

Dando continuidade ao Projeto Música e Saúde, promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves -FMC, acontece nesta terça-feira (15), o retorno de apresentações musicais em alguns postos de vacinação da capital. A iniciativa tem como objetivo dar mais tranquilidade à população que busca no local a imunização contra a Covid-19, bem como os profissionais da saúde que estão há mais de um ano trabalhando, sendo que muitos deles sem folgas ou férias.

Nesta etapa terão música ao vivo os postos do Terminal de Integração Livramento (zona Sudeste), Terminal de Integração do Parque Piauí (zona Sul), e ainda na ADULFPI, na zona Leste. A animação ficará por conta de Dam Bezerra, Fernando e Wesley e a Orquestra Sanfônica “Seu Dominguinhos”.

Segundo Scheyvan Lima, presidente da FMC, a música também é um instrumento que acalma a mente e como na primeira etapa, o projeto foi bem recebido pela população, resolvemos retornar e em breve teremos mais atrações a fim de beneficiar mais postos de vacinação.

Para saber sobre novas apresentações, bem como ficar informado sobre as ações da gestão municipal na área da cultura, basta acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da FMC. (Semcom)

 

 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!