quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Ministro da Saúde participa do Dia D da Campanha de Multivacinação em Teresina

A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estará em Teresina no próximo sábado (16) para o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A abertura da campanha, que começa às 8h, será na UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci), uma das 19 unidades que estarão abertas neste dia para receber os pequenos teresinenses. 


“Teresina foi escolhida pelo Ministério da Saúde para sediar a abertura por ser a capital que segue mais rigorosamente o Programa Nacional de Imunização”, comenta Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Por isso, convidamos todos os pais de crianças e adolescentes até 15 anos para comparecer à unidade mais próxima e atualizar a vacinação dos seus filhos”, conclama o gestor. 


A campanha se iniciou no dia 1º e segue durante todo o mês de outubro. Todas as salas do município estão oferecendo as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais. O Dia D tem como objetivo intensificar as ações por meio da abertura de salas exclusivamente para a imunização desse público. 


Gilberto Albuquerque ressalta ainda a importância de que os pais levem o cartão de vacinação das crianças e adolescentes. “Isso porque cada vacina tem sua peculiaridade, e com o cartão o profissional vai saber como administrar, o que pode dar naquele momento segundo fatores específicos”, explica. 


Foto: Divulgação (FMS)


A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos. As recomendações são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis. 


Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada e, com isso, as doenças que foram eliminadas podem retornar ou mesmo ter mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens. 


Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. 


Dia D: 16/10/2021 


Horário: 8h às 17h 


Postos de Vacinação 


Zona Sul 


1. UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci) – ABERTURA 


2. UBS Maria de Jesus Carvalho (Porto Alegre) 


3. UBS Cristo Rei 


4. UBS Dr. Francílio Ribeiro de Almeida (Angelim) 


Zona Norte 


1. UBS Cecy Fortes 


2. UBS Santa Maria da Codipi 


3. UBS Buenos Aires 


4. UBS Dr. Marcos Guedes (Nova Teresina) 


5. UBS Dr. Antônio Noronha (Parque Brasil) 


Zona Leste 


1. UBS Vila Bandeirante 


2. UBS Dr. Américo de Melo Castelo Branco (Santa Isabel) 


3. UBS Piçarreira 


4. UBS Maria Dulce da Cunha Sena (São João) 


5. UBS Mama Mia 


Zona Sudeste 


1. UBS N. Senhora da Guia 


2. UBS Pe. Mário Roche (P. Esperança) 


3. UBS Alto da Ressurreição 


4. UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença) 


5. UBS Dr. Helvídio Ferraz (Todos Os Santos) 


Fonte: (FMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário