Conselho comemorativo dos 200 anos da independência traça programação do evento

0

Na programação estão sendo programadas peças comemorativas, como filmes que abordam as mais diferentes visões desses 200 anos 

Foto: Reprodução/CCom

O conselho comemorativo dos 200 anos do Piauí, composto por diversos órgãos estaduais e representantes da sociedade, se reuniram na manhã desta quinta-feira (3) para traçar os detalhes da programação que vai se estender desde março deste ano até 2023, ano em que o Piauí comemora dois séculos de independência. 

Estiveram presentes órgãos do poder público do Estado, além de representantes da sociedade civil como Universidades Federal e Estadual, o Conselho Estadual de Cultura, Instituto Histórico do Piauí, dentre outros. 

Durante a programação foi traçado o ponto inicial da comemoração, que é previsto para o dia 13 de março se estendendo até março de 2023, onde haverá uma programação cultural repleta de atividades, lançamento de livros e filmes que contam o processo de independência do Estado. 

“O objetivo aqui dessa reunião, traçar já a programação, o ponto de início, porque a gente sabe que a independência do Piauí não foi um dia específico, mas um processo de independência que envolve vários acontecimentos, vários momentos em um processo histórico de independência e várias cidades envolvidas também, vários personagens. Então traçamos as atividades que a gente vai realizar, a participação de cada órgão”, diz Alisson Bacelar, coordenador de Comunicação Social do Estado e integrante do Conselho.  

Na programação estão sendo programadas peças comemorativas, como filmes que abordam as mais diferentes visões desses 200 anos. A programação terá ainda a criação de uma medalha específica para instituições e pessoas que colaboraram de alguma forma e estão presentes nessa história dos 200 anos da independência, totens comemorativos colocados nas cidades símbolos no processo de independência do Piauí. Foi discutida também a criação de um intercâmbio cultural com o governo de Portugal, fazendo um elo entre cidades irmãs entre o Piauí e Portugal que compartilham o mesmo nome. 

Para Allisson, essa programação vai ser enriquecedora para todos que desejam conhecer um pouco mais a história do Piauí e a importância do estado na independência do País. “Vai ser uma programação bem vasta, rica de conteúdo e vai ser bom para historiadores, estudantes, família e um momento da gente entender e conhecer mais sobre a história do nosso Piauí”, finaliza. (CCom)

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!