domingo, 1 de maio de 2022

Educação: UAPI inicia período letivo com aulas presenciais em todo o Piauí

Estudantes retornam estimulados para concluírem formação   

Foto: Reprodução (Seduc/CCom)

A Universidade Aberta do Piauí – UAPI realizou neste sábado (30) a aula inaugural do primeiro período letivo de 2022. A novidade é o retorno das aulas presenciais de 183 polos da instituição que leva o ensino superior a todas as regiões do Piauí. 

Em Teresina, a gerente pedagoga da Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Seduc, Ivana Cabral, esteve no polo do CAIC Promorar acompanhando o retorno das aulas presenciais, e destacou que os polos sempre estiveram abertos durante o período de pandemia para dar suporte aos alunos que tivessem dificuldades em acessar as aulas. 

“Nós passamos por esse momento de pandemia e agora a UESPI iniciou esse retorno presencial e a UAPI reinicia juntamente. São turmas que estão se encaminhando para as formaturas, necessitando ter esse acompanhamento e eles tinham muitas dúvidas, então resolvemos fazer esse contato mais próximo, conversar com os alunos, melhorando ainda mais esse diálogo”, observa a gerente. 

A superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes, afirma que os alunos devem retornar à sala de aula tomando as medidas e orientações de segurança, conforme o que determina a Resolução CONDIR 001/2022, de 12 de abril de 2022. 

Foto: Reprodução (Seduc/CCom)

“É com grande alegria comprovar no olhar dos alunos da UAPI a conquista de um sonho. Recebemos um convite para participar do retorno das aulas presenciais no município de Cocal de Telha e a oportunidade de conhecer a história da aluna Maria Oliveira. Uma história tocante, porém, uma realidade de muitos. Iniciamos hoje a caravana em visita in loco aos polos para conhecer de perto as práticas locais”, completa a gestora. 

Maria de Sousa Oliveira reside em Piripiri e se desloca 42 Km até o polo de Cocal de Telha para estudar Administração. Empregada doméstica, ela conta que a UAPI está transformando sua vida. 

“Estou fazendo Administração por amor, me apaixonei pela profissão. Sou empregada doméstica há 26 anos e neste momento estou fazendo uma transição de profissão, saindo da profissão atual e passando a ser administradora. Em junho receberei a chave de uma franquia da qual vou cuidar. Isso me faz muito feliz e tenho muita gratidão, pois acredito que é graças a esse curso que a oportunidade surgiu. Consegui tudo isso e estou conseguindo evoluir e digo pra vocês: acreditem no curso, acreditem na escola pública, na instituição pública, que dá certo, faça sua parte com amor e carinho, tudo dá certo na sua vida”, desabara a estudante. 

As aulas da UAPI voltarão a ser transmitidas ao vivo pelo IPTV do Canal Educação, através do kit de mediação tecnológica, instalado no polo da UAPI, e não mais pelo YOUTUBE, sendo a frequência registrada, durante as aulas, no próprio polo. As aulas gravadas serão disponibilizadas posteriormente na plataforma do aluno. (Seduc/CCom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário