Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

ARTIGO: A POBREZA EXTREMA E O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ

Ademar Sousa junho 24, 2022

Comentários

  1. Anônimo26 de junho de 2022 às 19:25

    Nosso Piauí só gosta de política,da nisso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Postar um comentário

Mais Notícias

Página inicial ARTIGO: A POBREZA EXTREMA E O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ

ARTIGO: A POBREZA EXTREMA E O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ

junho 24, 2022
1

Por Magno Pires 

Advogado Magno Pires

A pobreza extrema é uma das características mais marcantes e instigantes do tecido social do Estado do Piauí; Milhares passam fome e necessidades básicas; entretanto, no outro polo, o desenvolvimento da região dos Cerrados, com os vastos campos de produção de grãos, assim como os projetos de energias alternativas (eólica e solar) mudaram o cenário do Semiárido piauiense, com várias propostas de projetos de energias em execução, implantação e concluídos. 

Esta mudança na área do desenvolvimento econômico, lamentavelmente, não foi acompanhada pela política. Esta preserva todos os vícios da escravidão institucional de então; por isso, que se torna difícil um desenvolvimento sustentável do Estado porque as feições de um regime escravo, embora não institucional, são evidentes e impedem o desenvolvimento na área social, na educacional, por exemplo; para se alcançar a plenitude de sociedade satisfeita, com os benefícios produzidos pelas regiões em constante crescimento, como as do Cerrado e a do Semiárido, que constroem e emolduram um complexo social, com o atendimento das demandas dos segmentos sociais então insatisfeitos, que melhoram suas condições de vida, com a implantação desses projetos nos Cerrados e no Semiárido. As dificuldades para se construir essa nova estrutura social, com melhoria das condições de vida dos cidadãos, não é fácil, e um dos obstáculos mais evidentes é a vastidão e/ou extensão das áreas físicas a serem atendidas e/ou exploradas. 

A carência de estrutura física, de estradas, de comunicação, de hospitais, de colégios, etc., impõe ainda maior magnitude às dificuldades para retira essas regiões do atraso histórico e secular. 

Esses projetos de grãos e energias alternativas e futuramente o gás são todos da iniciativa privada, com apoio financeiro de bancos públicos, como o 

Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, porém, o Estado do Piauí e nem sequer a União construíram as estradas imprescindíveis à sustentabilidade desses investimentos. Justamente, por isso, que não houve um grau de desenvolvimento maior e mais veloz, prejudicando, em parte, o desenvolvimento sustentável desejado. 

Não obstante o travamento do desenvolvimento devido à falta da infraestrutura de estradas, as suas regiões têm conseguido superar esses impasses e aumentado, grandemente, os índices de ............... sociais e econômicos e são referências para outros investimentos que não param de ofertar nos Cerrados e no Semiárido e fazendo volumosos investimentos.                                      

O Estado do Piauí é referência nacional e mundial em projetos e na produção de energias solar e eólica. Em São Gonçalo do Gurgueia, por exemplo, está sendo instalado o maior projeto para a produção de energia solar do Brasil e o 4º maior da América Latina. 

As perspectivas do Estado do Piauí quanto ao desenvolvimento econômico são enormes. É um horizonte seguro e factível e de resultados saudáveis.  

No entanto, o quadro de pobreza extrema de 1,4 milhão de habitantes é instigante e preocupante. Há necessidade urgente e imprescindível que os Governos Estado e Federal, notadamente aquele, preserve o interesse constante e inadiável de fazer os investimentos públicos de suas competências e manter a ajuda permanente às populações mais fragilizadas a fim de acabar com pobreza desses milhares de piauienses que passam profunda necessidade e muitos não têm o que comer diariamente. 

As elites políticas, empresarial, econômica e intelectual têm que auxiliar o setor público na erradicação desse indesejado drama social que atinge quase a metade da população do Estado. 

A geração de riqueza pelas classes abastadas e/ou produtoras e a respectiva distribuição da renda, para desconcentrá-la, é a imposição que deve ser assegurada a fim de extinguir esse contraste e este retrocesso histórico de vida desses milhares de piauienses. 

Aos empresários, portanto, que são produtores de renda e pagam milhões de reais em salários – o maior fator de distribuição de renda – devem liderar esse processo sócio-político-econômico e cultural porque são os que mais produzem e distribuem renda, como forte contribuição à extinção da pobreza extrema. 

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI, ex-secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antarctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Anônimo26 de junho de 2022 às 19:25

    Nosso Piauí só gosta de política,da nisso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...
Postar um comentário

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato