Codevasf promove debate sobre projetos de pesca e aquicultura no Norte do Piauí

0
As ações de pesca e aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão destaque no II Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O evento acontece no dia 27 de novembro, das 8h às 17h, no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba (PI) e tem como finalidade principal avaliar as ações e integrar os projetos, buscando o enriquecimento de conhecimentos a partir da troca de experiências entre os beneficiados. “Esse processo interativo também dará subsídios às discussões e definições de propostas para ações futuras”, explica o chefe do escritório de apoio técnico da Codevasf em Parnaíba (PI), Flávio Mizael.

Participarão do evento marisqueiras, pescadores e piscicultores das associações beneficiadas nos municípios de Luzilândia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia, Sigefredo Pacheco, Piracuruca, Matias Olímpio, Caxingó e Joaquim Pires. Também vão participar convidados, alunos da UFPI, técnicos, instituições parceiras federal, estadual e municipal, empresas privadas, consultorias e fornecedores de insumos. A expectativa é de que cerca de 200 pessoas presenciem os debates e discussões.

No encontro serão apresentados e discutidos temas como desenvolvimento de projetos, avanços estruturais, materiais, econômicos e sociais, modelos de gestão, projetos de comercialização, produção de alevinos, parcerias para desenvolvimento de projetos e programas de governo.

Atuação da Codevasf

A Codevasf apoia nove associações na área de piscicultura no norte do Piauí, beneficiando 106 famílias e duas associações de marisqueiras na área de pesca, beneficiando 100 famílias.
Entre os principais resultados da empresa pública federal nos projetos apoiados destaca-se a capacitação de 79 produtores em piscicultura, de 79 produtores de gestão de empreendimentos e de 20 produtores em elaboração de produtos e comercialização.

Nesses projetos está sendo registrada a produção de 71 toneladas peixe por ano, 6,5 toneladas de marisco ao ano, adquiridos insumos (rações e alevinos), materiais (tanques-rede, berçários, canoas, plataformas de manejo e comedouros) e equipamentos (balanças). A Codevasf investiu também na estruturação do projeto das marisqueiras de Luis Correia com a construção de uma Unidade Produtiva de Apoio à Produção e aquisição de veículo, carreta/reboque, mesas de manipulação em aço inox, fogão industrial, balanças, seladora e freezeres. O investimento totalizou R$ 130 mil. Foi implantado também, com apoio da Codevasf, o Projeto de Comercialização de Peixe Vivo na Feira Livre de Parnaíba e Luzilândia.

Ações conjuntas

Em 2012 foi elaborado o documento Diagnóstico de Nivelamento dos Projetos de Piscicultura apoiados pela Codevasf 7ª SR na Região Norte do Piauí, por meio do Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba, que realizou um levantamento geral das condições estruturais, do desenvolvimento das atividades diárias e da gestão dos projetos de piscicultura desenvolvidos em vários municípios da Região.

Tal levantamento serviu de base para a elaboração da proposta de programa de ações conjuntas a serem executadas nos projetos de piscicultura apoiados pela Companhia, que define atividades técnicas de apoio aos projetos que podem ser implementadas pelos funcionários da Codevasf na 7ª Superintendência Regional (PI), por meio do escritório de representação e apoio técnico de Parnaíba em conjunto com os beneficiados diretamente envolvidos, visando contribuir para o melhor desempenho da piscicultura.

Entre as atividades definidas naquele documento, estão as capacitações, visitas de acompanhamentos, elaborações de documentos para controle das atividades diárias e implantação de programa de gestão dos projetos e apoio à gestão e à comercialização.


Fonte: ASCOM/ Codevasf

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!