I Festa do Baião promove encontro de culturas populares no município de União

0
 Por Thamirys Viana

Resgatar a importância do Baião nas tradições piauienses como elemento identitário da cultura popular, em especial no município de União, zona Norte do Estado. Esse é o foco da I Festa do Baião, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, no anfiteatro do Parque Beira Rio, próximo a Beira Rio em União, onde haverá um encontro das culturas populares, abrindo espaço para manifestações artísticas que compõem o cenário das tradições nordestinas no país. 

De acordo com Antônio Carlos Ferreira, produtor cultural e presidente da Fundação Cultural José Benício Medeiros, o evento se destaca por sua tradição histórica, pois o Baião, nessa localidade, é uma dança que vem desde o tempo em que a mesma se denominava Estanhado. Por volta do século XVIII e XIX, o Baião sempre animava as festas no período da quaresma, sendo considerada como uma dança que representava a devoção dos moradores da comunidade durante o período da semana santa.

“É importante ressaltar a importância do Baião nas tradições do município, estimulando um processo comunicativo que prima pela coesão social e pela autoestima das comunidades. A Festa do Baião contará com a presença das comunidades locais Soares, Solidão, São Bernardo e Volta dos Cadetes. O evento também vai movimentar a economia local em diversos setores, como o comércio, artesanato e restaurantes”, afirma Antônio Carlos Ferreira.

A Festa do Baião é uma realização da Fundação Cultural José Benício Medeiros, com apoio da Prefeitura municipal de União. Durante a programação serão realizadas feiras solidárias para arrecadação de alimentos para comunidades carentes, bem como apresentações artísticas com grupos locais e nacionais. Abaixo segue a programação completa do evento:

06 de dezembro

17h00- Feira da Solidariedade

19h00 – Abertura – Encontro dos mestres da sanfona de União, sendo eles: Sebastião Cadete, 
Mundico Rabequeiro, Isaac do Acordeon e Chico Fogueteiro

20h00- Dança do Baião

21h00- Gonzaga Lu & Banda

22h00- Sebastião Cadete

07 de dezembro

17h00 - Feira da Solidariedade

19h00 - Dança do Baião com Sebastião Cadete

20h00- Marinaldo do Forró, participação Isaac do Acordeon

21h00- Homenagem ao mestre "Lindu" com Naeno & Jazz no Fole


22h00- Trio Nordestino

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!