Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Risco de desabamento de antigo prédio do INSS preocupa trabalhadores do Centro de Teresina

Ademar Sousa março 26, 2015

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Risco de desabamento de antigo prédio do INSS preocupa trabalhadores do Centro de Teresina

Risco de desabamento de antigo prédio do INSS preocupa trabalhadores do Centro de Teresina

março 26, 2015
0

O antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), situado no cruzamento das Ruas Coelho Rodrigues e David Caldas, tem provocado grande preocupação entre as pessoas que trabalham no Centro da cidade ou que precisam passar pelo local com frequência.

Como o prédio está abandonado há décadas, sua estrutura já apresenta avançados sinais de deterioração, e, portanto, o risco de desabamento é considerável, o que poderia culminar em uma tragédia de grandes proporções.

O prédio fica localizado em frente à Praça João Luís Ferreira, e pertence ao Governo Federal. Há alguns anos, cogitou-se implantar no local um novo centro de cultura do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), mas a ideia acabou não indo adiante, por conta do alto custo estimado para a recuperação do edifício.

Esta semana, a Câmara Municipal de Teresina aprovou um requerimento de autoria do vereador Antônio Aguiar (PROS) propondo a realização de uma audiência pública destinada a discutir uma alternativa de uso social para o antigo prédio. Após conversar com algumas pessoas que trabalham nas imediações do edifício, Aguiar constatou que a sensação de insegurança na região é constante, e todos pedem uma intervenção urgente  do poder público no local.

Em pronunciamento na Câmara, o vereador elencou algumas soluções possíveis para o problema, como a instalação de um centro administrativo da Prefeitura no local, ou mesmo sua destinação para algum projeto da área de cultura e entretenimento.

"Esse prédio poderia agregar secretarias, fundações, institutos e outros órgãos municipais. Nós sabemos que hoje a prefeitura paga aluguéis caríssimos para alocar boa parte da estrutura da administração municipal, em diferentes pontos da cidade. Com a centralização desses órgãos num único edifício, o município estaria poupando recursos públicos e, ao mesmo tempo, facilitando a vida dos cidadãos, por conta da localização estratégica", observa Aguiar.

O vereador do PROS ressalta que o prédio, que tem mais de seis décadas de construção, encontra-se interditado pelo Corpo de Bombeiros. Por essa razão, antes de ser novamente utilizado, ele precisa passar por uma minuciosa restauração, de maneira a garantir a total segurança dos servidores públicos e demais pessoas que irão frequentar o prédio.

Com relação ao investimento necessário para a recuperação, o vereador Antônio Aguiar acredita que os recursos podem ser facilmente levantados a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal. Além disso, o parlamentar considera que a compensação financeira viria num prazo relativamente pequeno. "Se o edifício voltar a ser utilizado, a Prefeitura estará resgatando um patrimônio de valor histórico para a nossa cidade, ao tempo em que poderá oferecer, num só local, uma série de serviços úteis aos nossos munícipes", pontua Aguiar.

O major Egídio Leite, chefe do setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, explica que o principal problema do prédio é a inexistência de um sistema de prevenção e controle de incêndio. "Eu mesmo já participei de vistorias no prédio e, num primeiro momento, não detectamos um risco iminente de desmoronamento. Mas o local está interditado porque não possui os mecanismos adequados para o combate a incêndios. E se, eventualmente, um acidente desse tipo ocorresse, a estrutura poderia não resistir", detalha o major.

Egídio Leite acrescenta que apenas com a realização de uma perícia aprofundada do edifício será possível determinar se ele ainda pode ser recuperado ou se deve ser implodido.

A audiência pública aprovada pela Câmara para discutir o problema deve ser realizada no mês de abril, e para o evento devem ser convidados representantes da Prefeitura de Teresina, do Governo do Estado, do Governo Federal, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e de entidades da sociedade civil organizada.  


















































  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato