Transnordestina realiza obras de
reforma e manutenção na linha férrea entre Timon e Teresina
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Operários dando manutenção na linha férrea |
Com o objetivo de garantir a
segurança de tráfego de cargas, passageiros e transeuntes na linha férrea que
compreende o trecho Timon/Teresina a empresa Transnordestina realiza uma obra
de substituição de trilhos e dormentes que estão com a vida útil vencida. Para
isso, durante o período de execução da obra estimado em pelo menos 10 dias a Ponte
Metálica ficará interditada.
O órgão lamenta os transtornos
causados com a obra, no entanto, ressalta que os serviços irão melhorar a
estrutura física da linha operacional. (Por Suzi Sousa, da Assessora de
Comunicação CMTP)
Ponte da Amizade corre o risco de desmoronar a qualquer
momento
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Situação preocupante do ponto de vista técnico a situação da Ponte da Amizade (Foto: Adriano Sousa) |
A Ponte José Sarney, mais
conhecida como Ponte da Amizade, que liga os estados do Piauí e Maranhão,
encontra-se com problemas de estrutura, entre eles, rachaduras e desníveis e
corre o risco de desmoronamento.
Desde sua criação, a Ponte da
Amizade, nunca passou por nenhuma manutenção. No trecho da alça de acesso para
Teresina existe um desnível visível das placas de concreto na ponte e quando os
veículos passam, é possível sentir a vibração.
Segundo o engenheiro Augusto
Basílio, o problema seria a fuga de materiais (areia) e que existe a
possibilidade de ocorrer um desmoronamento a qualquer instante, “na parte
estrututal da ponte, estrutura metálica, não existe nenhum tipo de problema. O
problema que está ocorrendo é que na alça de Teresina que foi feito o
procedimento conhecido como terra armada (Processo de contenção de aterros que
utiliza placas de concreto, armaduras e a própria terra como materiais), está
havendo uma fuga de material (areia) ocasionando no abatimento do pavimento
dessa alça”, ele conclui sugerindo uma solução para o problema, “Para evitar
que ocorra um acidente e parte da ponte desmorone, é necessário interromper a
ponte (nessa região) e refazer essa engenharia de terra armada no trecho em que
está comprometido. Eu acredito que poderiam ser colocadas mantas pelo lado
interno do aterro para evitar essa fuga de material”, explicou. Fonte: Vooz
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