Pular para o conteúdo principal
Aviso

Resolução mínima permitida de 310 pixels.


Precisa acessar com uma resolução acima de 310 pixels.

data
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
Blog do Ademar Sousa
data
Blog do Ademar Sousa
  • Inicio
  • Ludwig Ameida
  • O Parlatorio
  • Contato

Bancada maranhense vota em peso pelo financiamento privado de campanha

Ademar Sousa maio 29, 2015

Comentários

Mais Notícias

Página inicial Bancada maranhense vota em peso pelo financiamento privado de campanha

Bancada maranhense vota em peso pelo financiamento privado de campanha

maio 29, 2015
0
Apenas quatro deputados maranhenses se posicionaram contra o financiamento

Luisa Pinheiro

No segundo dia de votação de propostas da Reforma Política, o financiamento privado de campanhas voltou a ser apreciado em plenário após manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A emenda que permite doações de pessoas físicas e jurídicas a partidos políticos e de apenas pessoas físicas para candidatos foi aprovada na quarta-feira (27) com 330 votos a favor e 141 contra, além de uma abstenção. A bancada maranhense votou em peso pela aprovação da matéria. Apenas quatro deputados se posicionaram contra o financiamento privado: Eliziane Gama (PPS), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Weverton Rocha (PDT) e Zé Carlos (PT).

Deputado federal Aluisio Mendes (PSDC)
Na véspera, os deputados rejeitaram a emenda que autorizava o financiamento de empresas a candidatos e partidos. Foram 264 votos a favor e 210 contra, mas seriam necessários 308 para a aprovação do texto. Entre os deputados que mudaram de posição e passaram a apoiar as doações privadas, quatro eram maranhenses: Aluisio Mendes (PSDC), Cleber Verde (PRB), Sarney Filho (PV) e Victor Mendes (PV).

Como todos os outros modelos de financiamento – privado restrito a pessoas físicas e o exclusivamente público – não foram aprovados, Cunha colocou em votação a proposta do relatório da comissão especial da reforma política, de autoria de Marcelo Castro (PMDB-PI), que não chegou a ser votado pelos integrantes do colegiado. A manobra foi considerada um “golpe” pelos parlamentares contrários às doações de empresas.

Líder do PV na Câmara dos Deputados, Sarney Filho destacou que o partido defendia o modelo de doações de pessoas físicas a candidatos. “Como todas as opções foram derrotadas, o PV votou pelo financiamento privado a partidos porque mantém o princípio de impessoalidade. Não é o ideal”, disse. O deputado ainda ressaltou que a legenda não pode abrir mão da opção de receber ou não doações de empresas por ser um partido pequeno e que pode ficar em “situação de desigualdade”. Como o autor da emenda que foi à votação é Celso Russomanno (PRB-SP), toda a bancada – e inclusive Cleber Verde – apoiou a proposta.

Deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB)
Em discurso contra as doações privadas, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) criticou que a aprovação da medida era o objetivo geral da reforma política. “Constitucionalizar o financiamento empresarial é repetir o erro que o atual sistema nos trouxe. O que o povo do Brasil espera é afastar o poder econômico das decisões políticas. Não é à toa que este é o Congresso mais rico e mais conservador das últimas eleições. E é por isso que nós exigimos uma reforma política, popular e democrática”, defendeu antes do início da votação.

Fim da reeleição

Primeiro consenso da reforma política, o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos foi aprovado com 452 votos a favor, 19 contra e uma abstenção. A bancada maranhense deu 16 votos para a medida, sendo que não participaram da votação Junior Marreca (PEN) e Sarney Filho (PV). O fim da reeleição não se aplicará aos governadores e prefeitos que cumprem o primeiro mandato, como o Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Flávio Dino (PCdoB), que poderão disputar a reeleição em 2016 e 2018, respectivamente.

Defendendo o fim da reeleição, a deputada Eliziane Gama (PPS) ressaltou que a possibilidade de exercer dois mandatos no Executivo prejudica a alternância no poder, a isonomia e a equidade. “Há utilização, de forma escancarada, da máquina pública com o foco principal na reeleição. Está mais do que nunca claro que a reeleição é simplesmente um mecanismo para a perpetuação do poder, sem essencialmente olhar para o cidadão”, discursou no plenário.


  • Whatsapp Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
  • Imprimir Página
  • Copiar Link
  • Mais recentes

  • Antigos

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

Redes Sociais

  • whatsapp
  • facebook
  • instagram

Matérias mais visitadas

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Jovem morta a tiros por tenente do Exército em Teresina (PI) morava em Timon (MA)

Mãe da jovem Iarla Lima Barbosa, de 25 anos, assassinada pelo namorado tenente do Exército: 'levaram um pedaço de mim' Iarla...
 Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Mix Mateus seleciona currículos para 500 vagas de empregos em Timon

Dirigentes do Grupo Mateus, originário do Maranhão, que possui 36 lojas distribuídas em cinco Estados da região Norte e Nordeste, estiver...
Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Membros do CEDIPI tomam posse em solenidade no Palácio de Karnak

Tomaram posse quarenta conselheiros, entre titulares e suplentes, de várias instituições do Piauí  Foto: CCom (Ascom SASC) Aconteceu na manh...
 Um Maranhão Republicano

Um Maranhão Republicano

Artigo escrito por Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão Vice-governador Carlos Brandão Definitivamente, as eleições 2020 deixaram u...
 Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Priorizando base, Timon deve se apresentar este mês para Série B do Piauiense

Foto: Luís Júnior/Ascom Altos A equipe do Timon está entre os times que irão tentar seu retorno a elite do futebol piauiense na disputa da S...
Blog do Ademar Sousa

Um pouco da minha história

Natural de Alto Longá (PI), Ademar Sousa, é jornalista, radialista e blogueiro atuando na área de comunicação desde 1984. Atualmente, desenvolve o seu trabalho na região da Grande Teresina, bem como em Timon (MA) e em toda a região dos Cocais Maranhenses.
Site criado por MillerDesigner
  • Inicio
  • Contato