Chico Leitoa comemora 61 anos de idade com familiares e amigos em Timon

0
Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, com o pai Chico Leitoa, uma amizade inabalável 

Um dos ilustres aniversariantes desta quinta-feira (9), é o ex-secretário Municipal de Obras, ex-prefeito (duas vezes), ex-deputado (federal e estadual), ex-diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes do Maranhão - DEINT, no governo do saudoso Jackson Lago e ajudou na fundação do grupo Juventude Esportiva Timonense – JET, Francisco Rodrigues de Sousa, o Chico Leitoa, que completa 61 anos de idade, dos quais mais de 40 anos na vida política estudantil e partidária.

 Para Chico Leitoa, o JET contribuiu para a quebra do ciclo de poder com a derrubada dos poderosos que se diziam imbatíveis no voto. Sem dúvida, isso foi um dos fatores determinantes para Timon se libertar do atraso.

VIDA POLÍTICA: SUA SEGUNDA PAIXÃO FORA A FAMÍLIA

Chico Leitoa, 61 anos  de idade e mais de 40 na vida pública
A turma do JET teve uma participação importante na eleição de 1982, quando ajudou a eleger o então prefeito Napoleão Guimarães. Com isso, alguns membros do famoso grupo de jovens do Bairro Parque Piauí ocuparam cargos na administração municipal, entre eles, Chico Leitoa, que foi indicado secretário Municipal de Obras, ficando no cargo de 1983 a 1986.

Ainda em 1986, na cidade de Timon, Chico Leitoa ingressou nos quadros do Partido Democrático Trabalhista – PDT, com o apoio dos amigos do Juventude Esportiva Timonense – JET. Já em 1988, disputou pela primeira vez a Prefeitura de Timon, tendo como vice o médico Francisco Gomes, o Chichico, que era filiado ao Partido dos Trabalhadores –PT. Resultado: Perderam a eleição para o candidato a prefeito Luís Pires, apresentado por Napoleão Guimarães.

Depois disso, em 1990, ousou disputar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, conseguiu quase cinco mil votos, enquanto José Elouf, que era deputado estadual, obteve apenas três mil votos. Em 1992, historicamente derrotou nas urnas pela coligação “Arrastão da Vitória” o ex-prefeito Napoleão Guimarães, que tentou voltar ao poder sem êxito.

No ano de 2000, Chico Leitoa se elegeu mais uma vez prefeito de Timon e por pouco não conseguiu ser reeleito em 2004. Por duas vezes assumiu vagas tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!