TERESINA: Atendimento domiciliar do HUT pactua atendimento com regional de saúde

0
Encontro irá proporcionar uma maior integração entre as equipes da rede de saúde

O Núcleo Interno de Atenção Domiciliar (NIAD) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) fez uma pactuação de atendimento com a Regional de Saúde Centro/Norte para garantir aos pacientes uma continuidade da assistência após a alta hospitalar. Esse acordo, segundo a coordenadora do Núcleo, Iraildes Gomes, irá proporcionar uma maior integração entre as equipes da rede de saúde de Teresina.

“Com uma maior integração entre as Equipes de Atendimento Domiciliar (EMAD) e do Programa Saúde da Família (PSF) poderemos garantir aos nossos pacientes um cuidado continuo até sua total recuperação. Com esse acordo firmado nós iremos compartilhar o atendimento através do uso do Projeto Terapêutico Singular (PTS)”, explicou Iraildes.

Esse Projeto, ainda de acordo com Iraildes, é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar e caso seja necessário com apoio matricial, “O PTS é composto por quatro momentos: o diagnóstico, a definição de metas, a divisão de responsabilidades e a reavaliação. O cuidado compartilhado por meio desta ferramenta garantirá um atendimento continuo com mais qualidade para nossos pacientes”, destacou a coordenadora.

A Atenção Domiciliar é uma estratégia de desospitalização do Ministério da Saúde voltado aos pacientes que possuem quadro clínico estabilizado, mas que necessitam de cuidados especiais que podem ser fornecidos no ambiente domiciliar. São pacientes que estão em pós-operatório, portadores de ostomias, úlceras, que necessitam de atendimento fisioterápico, entre outros.

“Com o trabalho da Atenção Domiciliar do HUT estamos conseguindo fazer a desospitalização de muitos pacientes que não necessitam mais estar internados. Cerca de 50 pacientes de fevereiro até junho. E isso está contribuindo muito para desafogar nosso hospital, melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços e principalmente proporcionar humanização e maior conforto para o usuário e sua família”, explicou o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque. Fonte: Semcom



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!