Artesãs timonenses expõem na Feira da Economia Solidária em Teresina

0
Membros de Associação denunciam situação crítica do Centro de Artesanato de Timon e falta de apoio da prefeitura



A Associação Beleza das Artes da Região dos Cocais representou os artesãos timonenses durante a realização da Feira da Economia Solidária do Piauí, que se encerra hoje (09), na Praça Pedro II, em Teresina. A presidente da Associação, Dorilene Lira, ressalta a importância de participar de eventos como este para divulgar os trabalhos realizados pelo grupo, mas lamenta que estas mesmas iniciativas não sejam tomadas pela prefeitura de Timon.

“A prefeitura não olha pra gente como artesãos. Só vamos nos sentir respeitados quando a prefeitura valorizar nossos trabalhos. Timon tem que olhar o exemplo do Piauí e de Teresina da valorização aos seus artesãos. Temos muita gente de talento fazendo arte em Timon, sem nenhum incentivo”, desabafa Dorilene.  A presidente conta que a Associação foi criada em 2007 e que atualmente conta com 31 membros matriculados que produzem peças de ponto cruz, crochê, macramé, renda, tecelagem, doces, bijuteria de materiais naturais, biscuit, pintura em tecido, artes plásticas, trabalho com materiais reciclados, cerâmicas, entre outras.

Maria Rosa Oliveira, outra integrante da Associação conta que elas já apresentaram os seus trabalhos por todo o Maranhão (São Luís, Balsas, Barreirinhas, Caxias, entre outros municípios), além de outros Estados como o Piauí, São Paulo e Minas Gerais. “Mesmo com o nosso trabalho sendo apresentado por todo o país, onde levamos o nome da nossa cidade, não recebemos incentivos por parte do poder público. O maior exemplo disso é a atual situação do Centro de Artesanato de Timon - Raimundo Nonato de Sousa, que está abandonado pela prefeitura”, ressaltou.

Dorilene Lira denuncia que o Centro de Artesanato de Timon está sem água e sem energia, que vários boxes estão danificados e que da forma como está os artesãos não tem como trabalhar no local. “Estamos lutando para que o Centro de Artesanato continue funcionando, mas esta difícil. No início do ano o prefeito de Timon nos visitou e prometeu realizar melhorias no Centro, mas até agora nada foi feito. Vários boxes estão fechados, por falta de estrutura, a energia foi cortada, a água quase nunca funciona, e agora estamos sem vigia, com isso temos até medo de sermos assaltados”, denuncia.  Fonte: Ascom/Associação Beleza das Artes da Região dos Cocais




Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!