Tradição do Reisado é mantida em Timon

0
Conservando uma importante tradição que faz parte da identidade cultural timonense, o Reisado organizado pela professora Selma Assunção e pelo Sr. João Antônio, da comunidade Porção do Zeca Batista, vem realizando suas novenas desde o dia 30/12 e segue até esta quinta-feira, 7 de janeiro, encerrando com uma bela festa na localidade. O grupo já passou pelas comunidades: Tempero, Sucuruju, São Miguel, Lagoa Seca e Soledade. A Prefeitura de Timon, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), tem mantido sua política de apoio e salvaguarda das manifestações culturais locais, dentre estas, o reisado.


A Festa de Reis tem a finalidade de visitar as residências nas comunidades por onde passa, levando cantorias, louvação e brincadeiras, com seus típicos personagens: Burrinha, Babau, caretas, tiradores de reisado (primeira voz e segunda voz), Rabequeiro, acompanhados por triângulo e pandeiro.

Segundo a professora Selma, “o Reisado na comunidade Porção é um resgate da cultura que não pode ser esquecido. Desde pequena, os moradores em período de reisado acordavam ouvindo os caretas cantando e batendo nas portas. A gente sai em procissão, fazendo visita nas casas das localidades com as cantorias e com o estandarte com a imagem do Santo Reis. É uma tradição antiga que vem se perdendo com o tempo e para que essa manifestação, que também faz parte da cultura de Timon, continue, a gente faz a brincadeira nas comunidades, que se emocionam quando chegamos em suas portas e agradecem. É uma forma de valorizar essa cultura que eu acho belíssima”, comentou. Fonte: CGCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!