Mutirão da Dengue chega à Vila Angélica em Timon

0
Secretário de Saúde, Márcio Sá, determina ações para combater a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS) está desenvolvendo um trabalho contínuo contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. As ações de prevenção e combate ao mosquito já passaram por diversos bairros e, no ultimo sábado (26/02), foi a vez da Vila Angélica.

O mutirão contra o Aedes aegypti teve início com concentração na Escola Municipal Luís Miguel Budaruiche. Lá, pais e alunos assistiram a um número de fantoches que explicava de forma lúdica a importância do combate ao mosquito. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem sido parceira da ação, através da mobilização da comunidade escolar.

De acordo com o Coordenador de Endemias, Dolamito Marques, a ação foi pensada estrategicamente. “Escolhemos o dia de sábado porque é um dia em que as pessoas costumam estar em casa e temos acesso àquelas residências que geralmente estão fechadas durante a semana.” Os bairros que foram percorridos pela equipe são os que possuem maior incidência das doenças – acima de 1%. Um dos exemplos de sucesso do mutirão é o bairro Novo Tempo. Na zona que foi atendida, a taxa de recuperação foi de 30%.

O procedimento da ação consiste em inspeção, informação e limpeza das áreas de risco. Durante a visita, uma equipe inspeciona, enquanto a outra recolhe o lixo e, em seguida, continuam com as orientações. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está cedendo pessoal para integrar a ação – bem como o Corpo de Bombeiros.

Equipe pronta para enfrentar enfrentar o mosquito e conscientizar a população

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão na linha de frente, especialmente na orientação à comunidade sobre a importância da permanência das ações de limpeza e atenção por parte da população. O dia “D” da regional de saúde será no Parque Alvorada no próximo dia 05 de março, na praça de entrada do bairro.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destacou os carros de nebulização, que teve intensificação conseguida graças à parceria entre Estado e Município.  Fonte: Ascom/Sems

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!